Catabolismo é o processo no qual o organismo “quebra” algum tecido específico do corpo para obter os substratos necessários para determinada função. O catabolismo muscular é, sem dúvidas, o maior inimigo de quem busca por hipertrofia. Ele também torna a perda de gordura mais lenta e prejudica quem quer perder peso, pois quanto menos tecido muscular o corpo tiver, menor será seu metabolismo. Para ajudá-lo a combater esse efeito, nós separamos algumas dicas.
O que é catabolismo muscular
Antes de tudo, você precisa entender como o catabolismo muscular funciona. O corpo humano demanda uma quantidade alta de energia para se manter em perfeito funcionamento, cujas principais fontes são carboidratos e gorduras. Porém, caso não haja uma reserva desses nutrientes suficiente para a manutenção das funções primordiais, o organismo pode quebrar moléculas de proteínas no interior dos músculos para fornecer a energia necessária.
Fracione suas refeições diárias
Essa é uma dica que serve não só para evitar o catabolismo, mas como base de uma vida mais saudável, pois, assim, você fará com que seu metabolismo se mantenha funcionando. Assim, seu corpo não precisará manter reservas de energia, evitando que haja acúmulo de gordura. Geralmente, é recomendado se alimentar de 3 em 3 horas, porém, essa é uma média geral, pois, devido a individualidade biológica, aporte energético da última refeição, entre outros aspectos, pode ser necessário se alimentar em um intervalo de tempo maior, ou menor.
Cuidado com o Overtraining
Muitas pessoas, na ânsia de terem resultados mais rápidos, treinam de forma exagerada e sem um tempo de descanso necessário. Essa prática pode ocasionar overtraining, uma síndrome que acontece quando a quantidade de exercícios supera a capacidade de recuperação do corpo, havendo catabolismo ao invés de anabolismo muscular (aumento do tecido muscular).
Suplementação
Quem pratica atividade física de alta intensidade necessita de um aporte maior de alguns nutrientes. Utilizar suplementos alimentares para garantir que o organismo receba todo esse aporte é uma alternativa prática e pontual, quando feita de maneira correta, pois serão ingeridos apenas os nutrientes necessários, em quantidades necessárias. Após um treino bastante intenso, a ingestão de um hiperproteico de rápida absorção, é uma estratégia das mais utilizadas, garantindo que o corpo não precise utilizar as proteínas dos músculos.
Aminoácidos
O corpo necessita de 20 tipos de aminoácidos para se regenerar. Nem todos eles são sintetizados pelo organismo, e devem ser conseguidos por meio da alimentação. Porém, o consumo de aminoácidos como BCAA e Glutamina é essencial para quem pratica atividade física de alta intensidade, pois necessitam de uma demanda maior dessas substâncias. Portanto consumir proteínas de alto valor biológico em todas as refeições torna-se necessário para evitar o catabolismo.