Guia do Whey Protein: o que é, para que serve e como usar

Está se tornando cada vez mais comum as pessoas que desejam o aumento da massa muscular investirem nos suplementos à base de proteína, como o Whey Protein.

Esse suplemento é conhecido por acelerar a recuperação do músculo (que sofre microlesões durante os exercícios), já que a sua ingestão garante as quantidades necessárias de proteínas após um treino de força.

Apesar de ser bastante popular, o Whey Protein ainda é rodeado de dúvidas, principalmente por quem começou a se exercitar agora.

É importante saber, por exemplo, qual a dosagem de Whey Protein que você deve tomar, e essa quantidade pode variar de acordo com a intensidade do seu treino, da sua alimentação e seu perfil físico.

Para te ajudar a acabar com essas dúvidas e ainda entender tudo sobre esse suplemento alimentar, elaboramos essa matéria com informações valiosas. Confira agora o Guia do Whey Protein: o que é, para que serve e como usar.

O que é o Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento alimentar proteico, normalmente, ‘feito a partir da proteína extraída do soro do leite (outros tipos ainda podem ser encontrados de proteínas extraídas da soja ou da carne), além de carboidratos e gorduras.

A popularidade do Whey Protein se dá pela rápida absorção e a praticidade na ingestão proteica, já que por conter apenas as moléculas menores da proteína, os nutrientes são absorvidos pelo organismo de forma muito mais rápida e eficaz, ajudando na recuperação da fibra muscular e construção dos músculos.

Alguns tipos de Whey Protein também podem conter aminoácidos da cadeia ramificada, como o BCAA’s, que possuem alto valor biológico e ainda mais potentes para o ganho de massa muscular.

Quais os tipos de Whey Protein?

Muitas pessoas acham que os suplementos alimentares de Whey Protein são todos iguais. E na verdade, não são.

O Whey Protein passa por vários processamentos e filtragens, que definem o seu grau de pureza. E o que difere cada tipo de Whey é a quantidade de processos que ele passa.

Conheça abaixo os três tipos de Whey Protein, ordenados do menos processado para o mais processado:

1) Whey Protein concentrado (WPC): esse tipo de Whey Protein é pouco processado e a sua pureza varia entre 30% a 80% após as etapas de filtragem, e o restante é composto por carboidratos e gorduras.

Outra característica desse tipo de Whey Protein é a sua lenta absorção que acaba não compensando para quem treina pesado e precisa acelerar a recuperação proteica.

O WPC é mais indicado para quem não consegue se alimentar adequadamente em todas as refeições ou quer substituir um lanche pelo suplemento.

Em termos de preços, por possuir menos processos, essa opção é mais barata.

2) Whey Protein isolado (WPI): o Whey Protein isolado é submetido a mais processamento do que a versão concentrada, contendo 95% de proteínas na sua composição.

Por essa razão, a sua absorção é mais rápida e eficiente. O WPI também possui menor concentração de gorduras e carboidratos, ao mesmo tempo que prevalecem os aminoácidos que têm papel importante na recuperação do músculo.

Em termos de preços, o Whey Protein isolado tem um valor um pouco maior que o concentrado.

3) Whey Protein hidrolisado (WPH): esse tipo de Whey Protein é o mais recomendado para quem pratica treinos de força, pois é de rápida absorção, já que as cadeias de proteínas passam pelo processo de hidrólise, ou seja, são “quebradas” em moléculas menores (peptídeos).

Por passar por mais processamento que as outras duas opções de Whey Protein, essa versão acaba sendo a mais cara, porém, a que garante resultados satisfatórios para quem tem o objetivo de aumentar massa muscular.

Para que serve o Whey Protein?

Primeiramente, é importante saber que o Whey Protein é um composto proteico altamente nutritivo, e na sua versão hidrolisada, é isolado de gorduras e carboidratos, e acaba sendo uma fonte pura de proteínas, indicado não só para o aumento da massa muscular, mas também para quem tem objetivo de emagrecimento.

O alto valor biológico das suas proteínas também faz o organismo entrar em um estado anabólico favorável para a hipertrofia.

Lembre-se: a suplementação com o Whey Protein não tem a finalidade de substituir refeições, mas ele acaba sendo mais prático para quem não tem uma rotina de alimentação organizada o suficiente para ingerir a quantidade ideal de proteínas durante o dia.

Quais os benefícios do Whey Protein?

Você já se perguntou quais os benefícios do Whey Protein? A verdade é que as vantagens do seu consumo vão além da academia e podem servir, inclusive, para a manutenção da saúde e na prevenção de doenças, já que a proteína extraída do soro do leite tem esse papel.

Esse suplemento ainda pode servir para melhorar o estado de catabolismo provocado por pacientes que sofrem de certas doenças, para pessoas que tem o apetite reduzido, crianças, idosos ou para pessoas que não tem uma alimentação equilibrada e que forneça os nutrientes necessários.

Outros benefícios do Whey Protein também são:

  • Ajuda na perda de peso, pois promove a sensação de saciedade.
  • Auxilia no fortalecimento do sistema imune, por causa das imuglobinas encontradas no soro do leite.
  • Melhora a cicatrização, já que contém glutamina.
  • Controla o colesterol, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Como consumir o Whey Protein?

Horários

O Whey Protein pode ser consumido no pré-treino e no pós-treino.

A sua ingestão no pré-treino diminui a ação do catabolismo durante o treino. No pós-treino, a ingestão de proteínas é importante para pausar o efeito do catabolismo e levar o corpo a um estado anabólico.

É recomendado a ingestão do Whey Protein de 15 a 30 minutos antes e depois da atividade física.

Dosagens

Já a dosagem pode variar de acordo com os objetivos do esportista, alimentação e perfil físico. Por isso, é fundamental contar com o apoio de um médico ou nutricionista.

Mas, em geral, as recomendações são:

  • 15g a 20g no pré-treino
  • 25 a 40g no pós-treino

Água X Leite

O ideal é tomar o Whey Protein com água, pois a taxa menor em calorias contribui para que você chegue aos seus objetivos mais rapidamente.

Além disso, quando você consome o Whey com leite (desnatado ou integral), a absorção dos nutrientes se torna mais lenta, prejudicando os seus resultados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.