Criado a partir do processamento de sementes da Carthamus Tinctorius, planta de origem asiática, o óleo de cártamo é um suplemento natural bastante eficiente, que age, sobretudo, contra o acúmulo de gordura no corpo, ajudando a diminuir o peso e a circunferência abdominal.
Ação comprovada
Composto pelos ácidos linoleico e oleico, mais conhecidos como ômega 6 e 9, respectivamente, apresenta também grande quantidade de vitamina E. Assim, o óleo de cártamo possui propriedades eficazes ligadas à queima de gordura localizada e no balanceamento das taxas de colesterol, diminuindo o LDL e aumentando o HDL, além de diminuir também triglicérides e ter propriedade antioxidante.
Acredita-se que seu uso esteja relacionado à alterações corporais, podendo estar ligado à redução do tecido adiposo em consequência do aumento da lipólise (quebra da gordura). É relevante observar, que atualmente, o ômega 6 está em excesso na nossa dieta, já que grande parte da população consome fontes alimentares desse nutriente. Ingerimos ômega 6 quando comemos óleos vegetais (soja, milho, canola), peixes e sementes oleaginosas.
Para o ômega 6 fornecer todos essas ações sobre o nosso organismo, ele precisa estar em equilíbrio com o ômega 3, caso contrário, pode favorecer a inflamação subclínica no organismo, podendo desencadear sérios prejuízos à saúde como resistência insulínica, doenças cardiovasculares e obesidade, pois todas são consideradas doenças inflamatórias.
Portanto, para o óleo de cártamo funcionar de maneira adequada, o organismo precisa estar equilibrado em relação ao ômega-3 e, para isso, é preciso de ajuda de um profissional qualificado.
Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Ohio constatou que a ingestão do óleo de cártamo amplia a quantidade de adiponectina no organismo, um hormônio que auxilia na redução da gordura abdominal, além de atuar na regulação do metabolismo da glicose e lipídios, em tecidos sensíveis à insulina. Além disso, o suplemento promove uma maior concentração de leptina no corpo, hormônio responsável pela sensação de saciedade após as refeições.
O óleo de cártamo é um complemento eficaz
Embora suas propriedades possibilitem a redução da gordura abdominal, o óleo de cártamo deve ser usado apenas como complemento das práticas essenciais para um emagrecimento saudável e para uma melhor qualidade de vida: a adoção de uma dieta equilibrada e de uma rotina de exercícios. Só associando essas três atitudes (boa alimentação, atividades físicas e suplementação) que será possível alcançar resultados significativos em pouco tempo.
Como consumir
A forma mais comum de encontrar esse suplemento é em cápsulas. Em geral, é recomendado o consumo 30 minutos antes e 30 minutos após a atividade físcia, podendo também, ser consumido antes do almoço e do jantar. Porém, é fundamental para adequar a quantidade, e o momento de consumo específico para cada pessoa, a orientação de um profissional da área, garantindo os benefícios dessa suplementação.
Seu blog explica muito bem sobre o óleo de cártamo !