A água é a substância de maior importância para a vida. O líquido representa 70% de todo o corpo humano e está presente na constituição de cada um dos tecidos do organismo. A água é primordial para o funcionamento do corpo, sendo essencial para regular o metabolismo, proporcionar melhora no sistema circulatório e controle da temperatura. Ingerir bastante água evita o aparecimento de doenças, colabora na manutenção do apetite e no controle do peso, além de deixar a pessoa com aspecto mais saudável.
Pressão arterial
A Universidade Americana de Vanderbilt realizou um estudo provando que a ingestão regular de água é essencial para o controle da pressão, pois o líquido ajuda a regular a intensidade com que o sangue circula no corpo. De uma forma resumida: o sistema nervoso é sensível aos níveis de água no organismo e quando esses estão baixos, ele induz a contração dos vasos sanguíneos, consequentemente há elevação da pressão.
Limpeza interna
A hidratação também promove limpeza no aparelho urinário, conseguindo, com esse processo, prevenir uma possível infecção. Os pulmões também são beneficiados com o consumo regular de água, pois ele dilui o muco, facilitando a excreção de resíduos secretados pelos órgãos.
Controle da temperatura
O superaquecimento do corpo prejudica as funções metabólicas, por isso, sempre que há elevação da temperatura, o organismo inicia o “resfriamento” através da transpiração. O processo se baseia na eliminação da água para controlar a temperatura, que acontece devido a evaporação do suor, resfriando a pele.
Elimina as toxinas
Nos processos do metabolismo são excretadas diversas toxinas, e a eliminação delas é de vital importância para manter o organismo em bom funcionamento. Principalmente através da urina e do suor, a água remove o excesso de ureia, nitrogênio e corpos cetônicos. Isso é ainda mais importante para quem malha, pois, devido ao consumo elevado de proteínas, os indivíduos apresentam uma concentração ainda maior dessas toxinas.
Auxilia no emagrecimento
Quando os rins não funcionam corretamente, muito do trabalho realizado por ele é delegado ao fígado, que entre as principais funções está a transformação da gordura em energia. Dessa maneira, qualquer sobrecarga no órgão faz com que o corpo metabolize menos lipídios, atrapalhando o processo de emagrecimento. E para que os rins estejam sempre em pleno funcionamento é essencial consumir bastante água.
Além disso, a ingestão do líquido evita que haja retenção hídrica, o que causa inchaço e a percepção de estar acima do peso. Quando o corpo recebe uma quantidade de água inferior ao necessário, ele envia uma mensagem para as células armazenarem o líquido, esperando por um longo período sem sua presença.
Muito bom!