O cromo é um mineral essencial encontrado em uma grande variedade de alimentos, como cereais integrais, legumes, carnes, frutos do mar, derivados do leite e ovos. Entre suas funções no organismo, ajuda na metabolização de carboidratos e gorduras, sendo muito indicado no cardápio de quem está em processo de emagrecimento ou querendo ganhar massa magra.
Como o cromo atua no organismo
O cromo ajuda a aumentar a produção de insulina para facilitar a digestão de alimentos ricos em glicose, como carboidratos simples (massas, doces, entre outros) que já entram no organismo com altas taxas desse componente. Consequentemente, diminui as chances de se transformarem em acúmulo de gordura. A substância também está ligada à maior sensação de saciedade e diminuição do apetite, efeitos vantajosos para não ter recaídas ou exagerar nas refeições.
Como durante o treino há a atenuação da produção de cromo na circulação, o praticante de atividade física, principalmente aeróbica, precisa repor os níveis perdidos. Por isso, inserir o cromo na dieta diária é essencial para manter esse nutriente sempre em quantidades suficientes e usufruir melhor dos seus efeitos.
O mineral ainda está ligado à diminuição dos níveis de colesterol do organismo, o que evita o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Alimentos ricos em cromo
Por todos os seus benefícios, o cromo deve estar presente em qualquer dieta saudável. Como auxilia na queima de gorduras, também não pode deixar de ser ingerido frequentemente por praticantes de atividades físicas.
Entre os vários alimentos que são fontes de cromo, destacam-se: brócolis, nozes, fígado de boi e galinha, ameixa, levedo de cerveja, cereais, espinafre, queijo, cogumelo, germe de trigo, peixes, aves, carnes vermelhas, verduras, mariscos, vinho, entre outros.
Suplementação
O cromo como suplementação pode ser encontrado no mercado como Polinato de Cromo, mas também está presente na composição de multivitamínicos e termogênicos. Esses produtos são muito indicados para quem não consegue obter as taxas suficientes do nutriente somente por meio da alimentação. Por isso, seu consumo deve ser orientado por um médico ou nutricionista, que também indicará a dose adequada ao seu caso.
Outro motivo para consumi-lo somente com orientação de um profissional são seus efeitos colaterais. Os sintomas são verificados principalmente quando o suplemento é ingerido de forma excessiva e entre eles estão dores de cabeça, diarréia, insônia, anemia, insuficiência hepática e outros problemas no fígado e rins.
Além disso, o cromo deve ser inserido em uma alimentação balanceada para que os seus efeitos sejam verificados.