Treinamento Funcional: Entenda como Funciona e Seus Benefícios para o Corpo

0928

Alternativa para quem quer entrar em forma, mas não é grande fã dos exercícios repetitivos da academia, o treinamento funcional é uma modalidade que tem ganhado mais adeptos a cada ano. Utilizando apenas movimentos naturais do ser humano, seus adeptos afirmam esse treino é capaz de fortalecer a musculatura e queimar calorias, mas será que ele realmente benéfico para a saúde e pode substituir a academia para quem deseja aumentar a massa magra? Confira no nosso artigo logo abaixo.

Como é realizado o treinamento funcional

A base das atividades nessa modalidade são exercícios que simulam movimentos naturais do corpo humano, como correr, empurrar, agachar, girar e saltar. Diferente da musculação, essa modalidade não utiliza movimentos mecânicos e repetitivos ou trabalho focado em apenas um músculo isolado. Acessórios como elásticos, bolas, discos, cones, cordas e hastes são utilizados para aumentar a intensidade do treinamento e conseguir que a musculatura profunda seja trabalhada.

Quais os principais benefícios do treinamento funcional

Por trabalharem com muitos músculos de uma vez, esse tipo de atividade física promove maior queima de calorias, por isso, foi adotado por atletas fitness e muitos atores e modelos que buscam manter a forma física. Além disso, há melhora significativa em questões como condicionamento, agilidade, equilíbrio, resistência, flexibilidade e força, o que representa uma melhora na qualidade de vida.

O treinamento funcional aumenta a massa muscular?

Por mais que alguns aficionados pela musculação possam discordar, é possível, sim, obter aumento da massa magra utilizando esse tipo de treinamento. Diversos fatores estão envolvidos no crescimento dos músculos. Se os exercícios forem capazes de gerar estímulo suficiente para causar micro lesões e a alimentação, suplementação e descanso adequados para a recuperação haverá aumento de massa magra. O grande problema de obter esse resultado com a utilização do treinamento funcional é que o corpo se adapta e se acostuma com os exercícios utilizados, reduzido o estímulo com o tempo. Com isso, a modalidade surta mais efeitos em quem está começando.

Treinamento funcional substitui a musculação?

Embora seja possível obter aumento de massa magra com o treinamento funcional, ele não substitui a musculação para desenvolvimento de volume muscular. Por possuir exercícios que trabalham apenas um músculo de forma isolada, o levantamento de pesos consegue provocar o estímulo necessário para que esse objetivo possa ser alcançado. Processo que não pode ser conseguido com o treino funcional, que utiliza apenas o peso do corpo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.