Indispensáveis para aumento real da musculatura e também queima de calorias, a ingestão de suplementos alimentares é algo comum para quem pratica atividade física de alta intensidade. Entretanto, erros ao consumir esses produtos, além de sabotar os resultados que pretende alcançar, podem ser prejudiciais a saúde. Por isso, nós criamos esse artigo com os principais equívocos realizados por atletas e praticantes de atividade física de alta intensidade.
Substituir refeições
Os suplementos devem ser usados para complementar a dieta, fornecendo os nutrientes que não serão encontrados nos alimentos ingeridos. Devido a sua fórmula, focada em apenas um objetivo, eles não possuem todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo. Além disso, de acordo com especialistas, 30g de Whey não substituem a mesma quantidade de proteína consumida em um pedaço de carne magra.
Exceder a dosagem recomendada
Diferente do que muitos acreditam, tomar uma porção absurda de suplementos alimentares não provocará um aumento mais rápido da massa muscular. O corpo só consegue metabolizar determinada quantidade de nutrientes, transformando todo o excedente em reserva energética, ou seja, gordura.
Uso de dextrose como pré-treino
Com o intuito de ter mais força e disposição durante o treinamento, muitas pessoas tomam dextrose logo antes de começarem a atividade física. Isso se deve a função de repositor de energia que esse suplemento possui. Porém, tomá-lo quando as reservas glicêmicas estão cheias pode ter efeito contrário, resultando em falta de disposição e cansaço. Sendo assim, o melhor horário para a ingestão da dextrose é durante e após o treino, quando as reservas estão no fim.
Ingestão na hora errada
Para aproveitar melhor os benefícios dos suplementos alimentaras, é preciso consumi-los de acordo com sua indicação. Um dos erros mais comuns é tomar Whey Protein (proteína de rápida absorção) antes de dormir ou logo pela manhã. Nesses horários, o ideal é ingerir uma proteína de lenta absorção, como albumina ou caseína, que promoverão a quantidade do nutriente necessária por um período mais prolongado.
Tomar Whey Protein com leite
Essa regra também vale para o Carnivor, proteínas de rápida absorção devem ser dissolvidas em água. Consumi-las com leite irá retardar a digestão e absorção dos nutrientes, impedindo que eles sejam repostos de forma imediata, que é o maior benefício de desse tipo de suplemento alimentar.
Tomar creatina como pré-treino
O ganho de força é um dos principais atrativos desse suplemento, porém, esse efeito se deve a saturação celular. Dessa forma, não importa o horário em que ingerir a creatina, mas sim a regularidade em que o faz, respeitando a dosagem recomendada.
Bom dia, essas explicações são fundamentais pra quem está começando a treinar.