Seja por prazer, para se locomover ou para praticar algum tipo de exercício físico, pedalar tem se tornado cada vez mais uma atividade presente na rotina do brasileiro. E a boa notícia é que essa prática contribui muito para uma vida mais saudável, que inclui benefícios para o corpo e também para a alma.
Profissionais da saúde e preparadores físicos estão de acordo quando o tema são os benefícios trazidos pela prática de andar de bicicleta. A força exercida nos pedais fortalece e tonifica grandes grupos musculares, como as pernas, glúteos, coxas, além da região do abdômen. O melhor é que, por ser considerado um exercício de baixo impacto, pedalar não oferece riscos para as articulações, podendo ser realizado inclusive por pessoas com problemas nos joelhos, por exemplo.
As pessoas que pretendem emagrecer e ainda não encontraram uma atividade física adequada, que cause prazer e também seja eficaz na perda de peso, devem apostar na bicicleta. Seja na academia ou pelas ruas e parques da sua cidade, pedalar acelera o metabolismo, fundamental para quem precisa perder alguns quilinhos, além de ajudar na redução do colesterol ruim e ser um excelente exercício para fortalecer o coração e melhorar a frequência cardíaca.
Vale lembrar, no entanto, que a prática de atividade física deve ser sempre aliada a uma boa alimentação. Para isso, não deixe de consultar um médico e/ou nutricionista para receber orientação corretas e específicas, tanto sobre a prática de atividade física quanto para a alimentação. Apenas um profissional poderá ajudá-lo a atingir os objetivos, seja para o ganho de massa magra ou perda de peso.
Benefícios Físicos e Mentais
Apesar de ser necessária certa força nos membros superiores, para garantir o equilíbrio e a direção do corpo, são os membros inferiores os mais exigidos durante as pedaladas. Andar de bicicleta fortalece os músculos das pernas, tanto posteriores quanto anteriores, o glúteo, além de envolver o quadríceps. Quando mais pesada for a marcha ou, se você estiver em uma subida, mais seus músculos serão trabalhados.
Já o abdômen é envolvido para garantir uma postura adequada sobre a bike e deve ficar levemente contraído. A postura ideal irá garantir pedaladas mais agradáveis e sem dores. Para tanto, mantenha a coluna reta e nunca curvada, os braços devem ficar semi-flexionados e as pernas devem atingir uma flexão de cerca de 15 graus, quando o pedal estiver baixo. Não é correto que a perna estique completamente ao pedalar. Então, para trabalhar os músculos de forma correta, ajuste sua bike antes de qualquer coisa.
Outro músculo que recebe benefícios e é fortalecido durante as pedaladas, como já falamos mais acima, é o coração. O esforço feito ao andar de bicicleta aumenta a capacidade tanto de captar, quanto de extrair e distribuir oxigênio pelo sistema cardiovascular, fortalecendo também o pulmão. Com isso, são reduzidos os problemas e as chances de doença do coração.
Já os benefícios mentais são incontáveis. Pesquisas já comprovaram que pessoas que fazem da bicicleta um meio de praticar atividade física têm menos chances de entrar em depressão, já que pedalar ajuda a combater o estresse. Além disso, é muito fácil começar a gostar dessa atividade, já que você pode escolher diferentes paisagens e colocar diferentes metas para cumprir a cada novo dia de pedalada.
Ao começar a notar as melhorias no seu corpo e na sua disposição, a sensação de bem-estar aumentará cada vez mais. Além disso, você também notará melhoras nas suas noites de sono, já que o exercício físico também é responsável por nos fazer dormir melhor.
Benefícios também ao meio ambiente
A bicicleta é cada vez mais escolhida como meio de transporte, por ser mais ágil, não ficar parada em engarrafamentos, além de deixar o ciclista em forma. No entanto, os benefícios não param por aí e o meio ambiente também agradece a todos que optam pela bike como principal meio de transporte.
Com a chegada das ciclo faixas, ficou muito mais seguro andar de bicicleta pelas ruas da cidade. Além disso, a população e os motoristas estão cada vez mais conscientes e têm recebido informações quanto a importância de cuidar e se preocupar com quem pedala pelas ruas. E é graças a essas atitudes que o número de ciclistas têm aumentado nas grandes cidades brasileiras.
Dessa forma, o meio ambiente tem sofrido menos agressões, já que a bicicleta é um veículo sustentável, que não emite poluentes por não precisar de combustível, ajudando a desacelerar o aquecimento global. Isso sem falar da economia gerada, já que quem anda de bike não precisa se preocupar em pagar estacionamento e tão pouco reabastecer.
Ande de Bicicleta!
Seja para ganhar força nos membros inferiores, resistência física e definição muscular, emagrecer ou simplesmente se locomover, a bicicleta pode se tornar a sua melhor amiga e companheira na busca de seus objetivos. Consulte um médico e se prepare para pedalar e melhor de vida de uma vez por todas!