Hipertrofia: Por que uma alimentação adequada ajuda no ganho de massa muscular?

Entre as dicas para ganhar massa muscular, sempre observamos a presença da boa alimentação. Normalmente, isso é aceito sem hesitar: as pessoas sabem que precisam se alimentar bem. Mas você já parou para pensar por que isso ocorre?

Sabemos que a boa alimentação pode nos beneficiar de diversas maneiras. Devemos estar sempre buscando a maior qualidade de vida, e isso é conseguido se estabelecermos hábitos saudáveis.

Sem saber exatamente para que serve a alimentação, muitas pessoas focam apenas no treino pesado. Ganhar massa muscular, nesses casos, pode se tornar uma tarefa difícil.

Vemos muitos casos de pessoas que preferem treinar depois do trabalho, por exemplo. Elas se esquecem de comer antes de treinar, e acabam tendo dificuldades em atingir os resultados esperados.

Vamos entender melhor sobre a relação da alimentação e do treino. Você ainda poderá obter algumas dicas para melhorar os ganhos de massa muscular. Confira a seguir.

Como a alimentação influencia os ganhos de massa?

Se você quer ganhar mais massa muscular, é interessante focar nos ganhos de calorias e nos ganhos energéticos. É por isso que uma dieta balanceada é tão importante.

Primeiramente, vamos entender o que acontece quando você não se alimenta antes e depois de treinar. Pense em um treino como um esforço extra que o seu organismo deve fazer para atingir os resultados.

Quando você precisa se esforçar, há o gasto de energia. Para gastar energia, o corpo precisa de carboidratos, que são as fontes de nosso organismo. Quando não temos a ingestão de carboidratos, quebramos nossas reservas naturais para fornecimento dessa energia.

Isso acaba por prejudicar a massa de nosso corpo. Em vez de ganhar essa massa, você acaba perdendo. Aí está a primeira razão para investir na boa alimentação.

Além disso, quando você não se alimenta direito, faltam proteínas em seu organismo. As proteínas são essenciais para promover o crescimento muscular. Mais uma vez, quando não temos proteínas disponíveis, o nosso corpo quebra reservas naturais. Resultado: não conseguimos a hipertrofia.

Quando consumimos uma quantidade regular de proteínas, os músculos conseguem crescer automaticamente mediante os esforços do treino. Eles crescem mais no período em que não estamos treinando, e é por isso que a ingestão constante é ideal.

Quais são os alimentos adequados?

Agora que você já entendeu o que ocorre em seu corpo quando você não se alimenta, vamos ver algumas fontes que podem te ajudar. Você deve investir nessas fontes para obter melhores resultados na sua rotina de treino.

Carne de frango e salmão
Essas duas carnes são essenciais para ganhos de massa muscular. Essas são as proteínas que, como já vimos anteriormente, te ajudarão a atingir o crescimento.

O interessante desses dois pratos é a quantidade de gordura. A carne de frango é conhecida pela pouca quantidade de gordura em sua composição. Já o salmão é mais gorduroso. Entretanto, é uma gordura saudável e necessária ao organismo: o ômega 3.

Você deve tentar substituir a carne vermelha por esses dois alimentos quando for possível. Lembre-se de também comer a carne vermelha em quantidades moderadas, pois ela é uma excelente fonte de proteínas.

Ovos
O ovo é um dos alimentos mais completos da dieta de quem quer ganhar massa. Muitas pessoas não sabem que o ovo é uma poderosa fonte de proteína.

O tipo de proteína encontrado no ovo é um dos melhores da natureza. Essa é uma proteína completa, com rápida absorção pelo organismo. Desse modo, os resultados do seu treino podem ser atingidos com mais rapidez e praticidade.

Quinua
Esse vegetal possui uma grande quantidade de proteínas e aminoácidos essenciais, aqueles que devemos ingerir por alimentação para que nosso organismo funcione corretamente. Esse já é um excelente motivo para a ingestão dos grãos.

Ainda há uma vantagem: a quinua possui poucos níveis de gordura, e não há açúcar na composição. Com isso, os atletas podem ganhar um tratamento completo para o rápido crescimento dos músculos.

Você pode misturar esses grãos com sucos naturais e beber antes do treino para melhores resultados. O ideal é duas ou três colheres de sopa de quinua nessas composições.

Banana
A banana é uma das mais ricas fontes de carboidratos. Quando você vai treinar, precisa deles para ganhar energia rapidamente. O carboidrato pode ser evitado por pessoas que querem perder peso, mas não deve ser cortado da dieta.

Para que você não tenha ganho excessivos de peso, o ideal é consumir uma banana por dia para dar mais resultados no treino. Você ainda pode associar o alimento a uma proteína de sua escolha, como o iogurte.

Lembre-se de escolher apenas um período para consumir banana. Pode ser antes do treino, para dar energia, ou depois do treino, para repor energia. Isso dependerá das demandas de seu organismo.

Como melhorar a absorção dos alimentos?

Já sabemos que você deve se alimentar com proteínas e carboidratos na hora de ganhar massa muscular. Agora, você aprenderá como intensificar esses ganhos e melhorar o resultado final do processo.

A nossa primeira dica é tomar bastante água durante e depois do treino. A água ajuda na absorção das proteínas e dos carboidratos para te dar a disposição que você precisa. Por isso, lembre-se de levar a sua garrafinha à academia sempre que for treinar pesado.

Você também deve se alimentar de três em três horas. Muitos pensam que isso levará a um acúmulo de gordura, mas essa afirmação não passa de senso comum.

Na realidade, quando você se alimenta antes do treino, você está fornecendo energia para os esforços. Quando você se alimenta depois, está ajudando o corpo a se recuperar.

O organismo usará a energia de todas as refeições de antes do treino. Da mesma forma, ele usará todas as refeições de depois para recuperação.

Com essas observações, também já podemos notar como é importante descansar entre um treino e outro. Junte isso a boa alimentação e você terá resultados incríveis no aumento de sua massa muscular.

Não se esqueça de treinar com responsabilidade: ganhar massa é um processo gradual, que deve ser seguro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.