Também encontrado em alguns alimentos, a substância presente neste suplemento é capaz de manter e recuperar a jovialidade da pele. Saiba mais sobre ele, como consumi-lo e onde encontrar.
Você já parou para imaginar quem é o grande encarregado por manter a sua pele com aspecto maleável e ao mesmo tempo tão resistente? Se você tocar agora mesmo a pontinha do seu nariz, apalpar as suas bochechas e notar a sua testa, perceberá o quão fortes e elásticas são.
Responsável por fornecer estrutura, suporte e firmeza à pele, o colágeno é uma proteína extracelular produzida naturalmente pelo organismo do ser humano, mas que também pode ser encontrado na alimentação ou feita a sua reposição por meio dos suplementos alimentares.
Mas, por quê ele é tão importante? Você deve ter escutado falar em algum momento o poder dessa substância nos tratamentos estéticos, entretanto, você sabe como ele funciona dentro do corpo e qual a dose ideal para manter a pele jovem? Se a resposta for não, vamos conhecer abaixo mais sobre essa proteína tão famosa e como fazer uso dela.
O que é o colágeno e qual a sua relação com a pele?
Imagine que o seu corpo seja uma casa. Assim como uma casa precisa de muitos e muitos tijolos para ser construída, o seu corpo (mais especificamente as fibras que constituem os tecidos dele – como os músculos, tendões e ligamentos) precisa de bastante proteínas para ser formado.
O colágeno é um dos tipos de proteínas que participam desse processo de construção. Cada atividade é realizada por diferentes tipos de colágeno. O tipo I, por exemplo, é responsável por fornecer estruturas para a pele, ossos, tendões, tecido conjuntivo frouxo e denso. A pele também é formada pelo colágeno tipo III. Junto com esses, existem 28 tipos dessa proteína no total.
Em outras palavras, o colágeno é o responsável por deixar a nossa pele mais bonita, firme, livre de rugas e linhas de expressão – pelo menos durante a juventude. É ele quem garante elasticidade, afasta a flacidez e deixa a pele resistente.
O que acontece quando há pouca produção de colágeno?
Embora o colágeno seja produzido naturalmente pelo organismo, ele não tem uma produção eficiente durante a vida toda. A partir dos 30 anos, essa proteína não é mais sintetizada com o mesmo fervor de antes e a sua falta começa a ser sentida: os cabelos podem apresentar queda, as unhas ficam fracas e a pele flácida e com sinais de envelhecimento.
Porém, não é somente a parte estética que fica prejudicada. As articulações também sofrem as consequências quando a produção dessa proteína cai. O resultado são dores articulares, e muitas vezes artrose e osteoporose.
Por isso é tão importante continuar consumindo colágeno, não apenas por fatores estéticos, como também para manter o bom funcionamento das cartilagens articulares e evitar problemas de locomoção.
Quais as formas de obtenção de colágeno?
Se você quer aumentar a sua ingestão de colágeno e evitar o envelhecimento precoce, assim como as consequências da sua deficiência, anote as dicas a seguir que mostram onde encontrar essa proteína.
♢ Colágeno Natural
Quer saber como aumentar o consumo de colágeno naturalmente? Então a melhor opção aqui é começar a colocar no seu prato, alimentos ricos em proteína, que além de serem fontes de colágeno, também fornecem os aminoácidos necessários para a formação dessa proteína no corpo.
Bons exemplos são as carnes vermelhas, brancas (aves e peixes), ossos (mocotó), ovos, queijos, tipo cottage, iogurte, frutas cítricas e as frutas vermelhas. Outras opções bem-vindas são as castanhas, nozes e amêndoas, cereais como a aveia e as leguminosas como a lentilha, ervilha e feijão.
Para potencializar a absorção das substâncias pelo corpo, é recomendado consumir vitamina C logo após a refeição. Você pode tomar um suco natural de laranja ou limão após comer, por exemplo.
♢ Colágeno Hidrolisado
As mulheres na fase da menopausa, normalmente a partir dos 40 anos, são as que mais sofrem com a falta de colágeno. Nestes casos, a reposição só funciona bem com a ajuda dos suplementos.
A estrutura da pele e a sua elasticidade ficam comprometidas, com aspecto fino e fibroso. A perda de ácido hialurônico nessa época também faz com que a umidade e a maleabilidade da pele diminua.
Essas mudanças, em conjunto, resultam em uma pele menos firme e que começa a ficar com os contornos desalinhados – abrindo espaço para as rugas, sulcos e linhas de expressão surgirem.
O colágeno como suplemento também é indicado para as pessoas que querem prevenir as estrias, flacidez, rugas e outros problemas causados pelo envelhecimento precoce.
A sua forma hidrolisada é obtida a partir da hidrólise (quebra) de moléculas de colágeno tiradas de tecidos animais (normalmente do boi), para assim, serem facilmente absorvidas pelo intestino. Esse suplemento pode ser encontrado na versão em pó ou cápsulas.
Como consumir esse suplemento corretamente?
A dose ideal de colágeno para manter a pele firme é de dois gramas por dia. Para atuar nas articulações, a quantidade a ser suplementada precisa ser maior, cerca de 10 gramas/dia.
Para a pele, as unhas e cabelo, o mais indicado são os colágenos hidrolisados, que possuem um bom grau de absorção pelo organismo. Alguns produtos ainda contam com uma combinação de nutrientes, entre eles vitaminas e minerais, que melhoram a sua ação no corpo.
No caso de tratar ou prevenir problemas articulares, o ideal é que os suplementos contenham o colágeno tipo I e II. A razão é que o tipo I trabalha reduzindo a inflamação nas articulações, enquanto o II atua reconstituindo a cartilagem articular.
É realmente necessário suplementar o colágeno?
Apesar de poder ser encontrado em vários alimentos, a quantidade de colágeno obtida através da alimentação nem sempre é suficiente para atender as demandas diárias do corpo.
Só para você ter uma noção, para conseguir apenas 2 gramas de colágeno diariamente, seria necessário comer três bifes grandes por dia. A ideia pode parecer interessante no início, mas ingerir grandes quantidades de gordura saturada diariamente aumentaria os seus níveis de colesterol ruim e o risco de desenvolver problemas cardíacos também.
Para descobrir as necessidades diárias desse suplemento indicadas para você, procure um especialista.
No momento de escolher o seu colágeno, tenha o cuidado de selecionar um produto de qualidade e que contenha os aminoácidos necessários para que a síntese dessa proteína aconteça no seu organismo. Conte com a Madrugão Suplementos para tornar essa busca mais fácil e acertada.
gostaria de saber mais sobre colagenos (suplementaçao).
gostaria de saber mais sobre suplementos a base de proteina da carne.