Quando pensamos em proteína de soja (se por acaso ainda não conhecemos muito bem como funciona a suplementação com esse tipo de substância) logo vem à nossa mente a imagem de que ela só é utilizada em dietas vegetarianas, em que não há o consumo de proteína animal. Mas será que realmente só os vegetarianos a consomem?
A resposta é: claro que não! A soja possui benefícios diversos, e é ideal para o consumo de qualquer pessoa. Conheça algumas das principais vantagens da inclusão dessa proteína na sua alimentação diária:
– isoflavonas: as isoflavonas são fitoestrogênios, ou seja, hormônios naturais, presentes na soja. Elas são benéficas para a saúde do corpo de um modo geral, além de terem um poderoso efeito antioxidante, que retarda o envelhecimento celular;
– saponinas: outra substância presente na soja, a saponina é responsável pela redução dos níveis de colesterol no corpo e pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico;
– fitosterol: outro grande inimigo do colesterol, o fitosterol estrá presente na proteína de soja e em diversos outros alimentos naturais;
– construção muscular: a proteína de soja auxilia na recuperação muscular após os exercícios, ajudando o corpo a se defender do catabolismo, além de ajudar na construção e manutenção da massa muscular.
– quase nada de gordura: a soja possui uma quantidade baixíssima de gorduras, e se mostra ideal em dietas de baixa ingestão de gorduras e calorias.
Animal Pak
Para quem utiliza a proteína de soja como suplementação em rotinas de treinos mais pesados e que exigem mais do corpo, uma dica útil é complementar com o uso de produtos com diversas substâncias benéficas, como o Animal Pak. Conhecido por concentrar variados elementos de grande importância para o corpo do atleta, esse produto também contém lecitina de soja, derivado da soja que auxilia na eliminação de peso e no controle do colesterol.
Porém, antes de iniciar a suplementação com qualquer substância, o conselho é procurar um nutricionista, que pode avaliar suas reais necessidades.