Seja para deixar o corpo forte e “trincado”, seja apenas para fins de saúde, a prática de musculação oferece diversos benefícios ao organismo. Cada vez mais adotado por quem deseja sair do sedentarismo, esse tipo específico de conjunto de exercícios modela o corpo, aumenta a massa magra, define a musculatura, trata e evita diversos problemas de saúde, melhora a postura, aumenta a força, dá disposição, entre tantas outras vantagens.
Ao abraçar a musculação como escolha para uma vida mais saudável, o uso de suplementação ajuda a potencializar e melhorar os resultados que você busca ao praticar a atividade física. É importante conversar com o nutricionista antes de adotar o uso de quaisquer substâncias, pois apenas ele pode indicar com precisão qual produto é melhor para o seu tipo físico, idade, estilo de vida, entre outros quesitos. Os resultados vêm com o tempo, por meio de persistência, disciplina e cuidados com a alimentação e a hidratação do seu organismo.
Entre os suplementos mais utilizados por quem está dando os primeiros passos na musculação, estão:
– Proteínas: as proteínas ajudam a construir e aumentar a massa magra, tornando os músculos mais fortes. Elas podem ser provenientes do leite, da soja, do ovo, e existem diversos tipos e marcas disponíveis no mercado;
– Hipercalórico: utilizados por quem tem dificuldade em manter mais para cima os ponteiros da balança, ajudam a ganhar peso de forma saudável em conjunto com a prática de exercícios. O hipercalórico ideal deve ser indicado por um nutricionista;
– Dextrose ou maltodextrina: ambos fornecem energia para o corpo após os treinos por meio da glicose presente nessas substâncias;
– BCAA: aminoácido que auxilia na construção dos músculos e evita a perda muscular.
Óxido Nítrico
Fala-se bastante dos benefícios do óxido nítrico para quem treina, mas será que os iniciantes na musculação também podem se beneficiar do uso dessa substância?
Ele funciona como um vasodilatador, ou seja, sua utilização aumenta a circulação sanguínea intramuscular, aumentando o volume dos músculos e fazendo com que eles “inchem” e cresçam. Além disso, esse aumento na circulação melhora o transporte de diversos nutrientes pelo organismo. Apesar de ser bastante benéfico, ele é mais recomendado para quem já treina fortemente e busca por resultados mais específicos. Nada impede que você faça uso desse suplemento, mas a recomendação é que tudo comece com uma suplementação básica, até para que seu corpo tenha tempo de “dizer” como reagirá a esse ou àquele suplemento, seja ele um hipercalórico, uma proteína, ou qualquer outro.
Afaste o sedentarismo e contribua para que seu organismo seja cada vez mais saudável e seu corpo cada vez mais bonito. Mexa-se!