Existe uma ampla gama de suplementos pré-treino, aqueles que devem ser ingeridos antes de começarmos a nos exercitar e que ajudam a potencializar a força, o pique, e evitar alguns problemas como o catabolismo e a dor ou fadiga muscular. Há também os chamados suplementos intra treino, que devem ser consumidos enquanto fazemos os exercícios. Mas eles não estão sozinhos: existem também excelentes suplementos para serem tomados após os treinos, que fazem muito bem ao corpo do atleta, reduzem o desgaste comum após o treino com carga, além de dar um “up” nos resultados. Mas quais são eles e como eles devem ser tomados?
Whey protein (proteína), maltodextrina (carboidrato) e glutamina (aminoácido) fazem parte do grupo de suplementação mais consumidos nos pós treinos. A proteína do leite é um item essencial no auxílio à recuperação muscular, a maltodextrina (ou a dextrose) repõe a energia, e a glutamina ajuda na síntese das proteínas e dá uma gás no ganho de massa magra.
Tanto a glutamina quanto o whey e a maltodextrina têm seus efeitos aumentados quando aliados a uma alimentação balanceada e de qualidade.
Suplemento para queimar gordura
Além da utilização dos suplementos citados acima, as substâncias para queimar gordura também são excelentes para uso nos intervalos entre os treinos. Elas ajudam a diminuir a gordura corporal, o que aumenta a definição muscular.
Entre eles, os mais conhecidos são os termogênicos, que são fabricados normalmente à base de cafeína e outras substâncias estimulantes que aumentam o pique, potencializam o metabolismo e ajudam a queimar as calorias excedentes que se acumulariam no organismo em forma de depósito de gordura.
Lembre-se: sempre que for utilizar qualquer tipo de suplementação, converse antes com o seu nutricionista. Apenas ele pode indicar qual é o melhor produto para você e para os seus objetivos.