O HMB, metabólico proveniente da leucina (aminoácido que faz parte da composição do BCAA), é conhecido como um poderoso ativo que proporciona diversos benefícios direcionados à musculatura. Ele é produzido pelo organismo, porém em níveis insuficientes para quem treina pesado e precisa de reposição eficaz da substância, que também pode ser encontrada em alguns alimentos específicos, como certas frutas e pescados.
Ele desacelera e até mesmo é capaz de evitar os danos musculares decorrentes dos treinos mais pesados e intensos, além de reduzir o catabolismo, que ocasiona o rompimento e fragmentação das proteínas do tecido dos músculos para obtenção de mais energia. Com isso, há uma notável melhora nos níveis da performance nos treinos, gerando resultados ainda mais rápidos e consistentes.
O HMB também é eficaz no aumento da força da musculatura, da resistência corporal e do crescimento e ampliação da massa magra, além de auxiliar na perda de gordura e na redução dos níveis de colesterol. Estudos indicam que até o momento não há efeito colateral associado à utilização da substância, porém é importante que haja monitoramento durante a utilização apenas para garantir o bem-estar do atleta de um modo geral.
Creatina Universal
O uso de creatina associado é bastante comum, e um potencializa o efeito do outro. Enquanto o HMB é responsável pelos processos citados acima, a creatina acelera o crescimento muscular por conta do efeito “imã” que ela possui, atraindo a água para dentro das células dos músculos, o que faz com que ele se desenvolva mais e melhor.
A creatina a ser combinada com o HMB deve ser de boa procedência e de marcas reconhecidas, como por exemplo a Creatina Universal, muito utilizada por quem já costuma lançar mão de suplementação específica na sua rotina diária. Converse com o seu nutricionista!