Utilizar remédios para dores pós treinos pode prejudicar o desenvolvimento muscular?

Utilizar remédios para dores pós treinos pode prejudicar o desenvolvimento muscular?A prática de exercícios físicos faz bem para a mente e, sobretudo, para a parte física. Mantém a saúde do organismo, aumenta a expectativa de vida, relaxa, emagrece, define os contornos corporais, e até vicia de um modo positivo, tornando-se um costume benéfico. Porém, sobretudo no início, e principalmente para quem sai de um estado de repouso – como no caso daqueles que querem deixar o sedentarismo de lado, ou que voltam a se exercitar depois de um tempo parado -, o pós treino pode ser dolorido e incômodo. Mas afinal, qual a causa dessas dores?

As dores ocorrem porque os músculos ficam encurtados com o repouso, e quando voltam a serem movimentados, sofrem estiramentos que causam lesões microscópicas nas fibras, o que provoca a dor. Quando a sensação dolorosa incomoda, o jeito é apelar para os relaxantes musculares, certo? Mais ou menos.

Os relaxantes musculares não são proibidos nesses casos, mas devem ser tomados apenas em casos muito esporádicos (e com a indicação do seu médico), pois além de poderem mascarar dores que podem ser sintomas de lesões, existe a possibilidade de causarem alterações nos músculos. O ideal é optar por analgésicos simples (mas também só esporadicamente e com indicação médica), ou, melhor ainda, por suplementação específica para a musculatura, como a proteína do leite.

Whey Protein

A proteína do leite, também chamada de whey protein, pode contribuir muito para a diminuição das dores musculares pós treino. Ela possui alto valor biológico, ajuda no crescimento da massa muscular e é muito importante na recuperação muscular, diminuindo e até mesmo eliminando as dores musculares decorrentes da prática de exercícios.

Os suplementos à base de whey contém boas doses de BCAA’s e Glutamina,  aminoácidos que além de potencializar a manutenção da massa agra, contribuem para evitar a fadiga muscular causadora das dores.

Portanto, fica a dica: evite a todo custo a automedicação, e priorize o uso de suplementação específica para a musculatura, como as que são à base de proteína do leite. Seus músculos agradecem!

7 comentários em “Utilizar remédios para dores pós treinos pode prejudicar o desenvolvimento muscular?”

  1. Existem ainda muitos debates e estudos científicos tentando entender todas as ações de medicamentos como analgésicos, relaxantes musculares e AINEs (Antiinflamatórios Não-Esteroidais)em nosso corpo, especialmente em situações especiais como um pós-treino com dores musculares.

    Concordo com vocês e creio que o melhor é realmente não utilizar nenhum medicamento se possível. Além de alimentos úteis no pós-treino como o Whey Protein citado, é importante ainda lembrar que uma caminhada de 10 minutos (para dores nas pernas por exemplo) pode ajudar muito a recuperação de microlesões, levando mais aporte sanguíneo, que retira excretas e leva Oxigênio e outras substâncias, além de carregar células inflamatórias sanguíneas que irão agir na região. Beber a quantidade ideal (ou mais) de água também pode ajudar bastante.

    Responder
  2. Já sabemos que o uso do way apenas pós treino não adianta pois na verdade ele tem que ter junto com ele um hiper calorico e vitaminas por que se não ele não tem efeito

    Responder
  3. Boa tarde,não ficou bem,claro o que quero saber.gostaria de saber o que acontece depois de um treino pode tomar o remédio relaxante muscular,e qual o seus beneficioso se é bom ou ruim.

    atenciosamente,

    Responder
  4. Tive queimaduras de terceiro grau gravíssimas há um ano e 7 meses. Ainda faço cirurgias reparadoras . Tomo gabapentina3 300 mg para dor. Se tiver vontade de fazer caminhada ou der conta de correr ( trote) isso vaidiminuir a ptênxia do remédio?

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.