Existe muita discussão em torno da suplementação com carboidratos, e nada mais comum do que as inúmeras dúvidas na hora de escolher o que se adequa melhor às necessidades de cada um.
Os maiores protagonistas dessa discussão são a Dextrose e a Maltodextrina, e para esclarecer as diferenças entre esses carboidratos, precisamos entender como eles agem no organismo.
Maltodextrina
Extraída por meio da quebra enzimática do carboidrato contido no amido de milho, a Maltodextrina é um carboidrato complexo de rápida absorção pelo organismo. Por isso, a Malto é capaz de aumentar os níveis de insulina no sangue, evitando o catabolismo muscular. Isso porque haverá o aumento da quantidade de glicose nas células, e, consequentemente, o atleta sentirá menos fadiga muscular e terá um melhor desempenho em suas atividades físicas.
Por causa de sua absorção, é indicada para atividades de longa duração, pois fornece energia suficiente durante os exercícios. É aconselhável que a Maltodextrina seja consumida antes ou durante os treinos.
Dextrose
Com seu tamanho molecular reduzido, a Dextrose é um carboidrato simples e de rápida metabolização. Semelhante à Maltodextrina, ela também aumenta os níveis de glicose na corrente sanguínea, mas como é mais rapidamente absorvida, o pico glicêmico se dá em poucos minutos, fornecendo energia de forma mais rápida para o exercício. Quando ingerida após os treinos, a Dextrose favorece a recuperação muscular, transportando mais aminoácidos para as célula e impedindo que as proteínas sejam usadas como fonte de energia e desfavoreça o ganho de massa.
Qual escolher?
A função de ambos os suplementos é a mesma: fornecer energia para a prática dos exercícios, mas cada um fará isso de forma diferente. A escolha pela Maltodextrina ou pela Dextrose deve ser feita a partir das necessidades dos treinos, e um nutricionista esportivo saberá indicar, de acordo com a rotina de atividades físicas de cada indivíduo. Ambos são importantes para cada objetivo, e devem ser usados de forma consciente e de acordo com as prescrições.
Ótimo e esclarecedor o post. Eu normalmente uso Malto Dextrina no pré treino, pelo menos para mim dá uma energia legal e normalmente é bem barata também. Abraço.