Conhecidos como cápsulas de beleza, os nutricosméticos são a última moda em suplementos usados para proporcionar melhora estética.
Eles prometem resolver problemas como rugas e celulite, mas será que isso é realmente verdade? Entenda como estes produtos agem no organismo e quais são as indicações e contraindicações deles.
O que são nutricosméticos?
O princípio desse tipo de suplemento é simples: a beleza exterior é causada por questões internas. Por isso, a ingestão das cápsulas melhora o metabolismo e o funcionamento do organismo, o que reflete em aspectos externos, como pele e cabelo.
Os nutricosméticos contém um conjunto de substâncias, como vitaminas, minerais, carotenóides e flavonóides, que farão a reposição dos nutrientes que corpo precisa diretamente no interior das células.
Como eles funcionam
As substâncias contidas nos nutricosméticos evitam o envelhecimento precoce, retardam a oxidação dos tecidos e melhoram a elasticidade da pele. Esses efeitos são conseguidos graças a ação das vitaminas B, C e E e os seguintes antioxidantes:
• Licopeno: encontrado em frutas que possuem coloração vermelha, como tomate e melancia, a substância tem forte ação antioxidante no organismo. Além disso, ela auxilia na prevenção do câncer de próstata, de problemas cardíacos e é um ótimo aliado no controle da pressão arterial.
• Bioflavonóides: presentes principalmente em verduras, frutas e flores, estas substâncias agem no organismo quebrando íons metálicos e evitando que aconteça a oxigenação da gordura.
• Ácido fenólico: brócolis, cenoura e grãos integrais são os alimentos que possuem maior concentração desta substância, que, entre outras funções, é eficaz no combate aos radicais livres.
• Catequinas: presente em alimentos como chá verde, uvas e morango. A substância é efetiva na prevenção do câncer, problemas cardíacos, doenças hepáticas e diabetes. Além disso, ela melhora a saúde da pele e das articulações.
Agem como auxiliadores
Embora os nutricosméticos proporcionem melhora visível na aparência, seus efeitos podem ser reduzidos ou até nulos, caso não haja mudança em algumas rotinas. Aprimorar a qualidade da alimentação é o primeiro e mais importante passo para que os efeitos embelezadores possam ser conquistados.
Além disso, ter uma boa noite de sono e praticar exercícios são práticas fundamentais para atingir o objetivo. Os resultados só poderão ser vistos em médio prazo, pois leva certo tempo até que toda regulação metabólica tenha sido aprimorada.
Contraindicação
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar a necessidade de procurar um profissional antes de consumir qualquer tipo de suplemento. Os nutricosméticos foram criados para complementar a alimentação de pessoas saudáveis, por isso, não devem ser tomados por indivíduos que possuam alguma condição que cause a ausência de um desses nutrientes.