Treinar até os músculos doerem, abrir mão de uma noite na balada para ter forças para os exercícios do dia seguinte e muitos outros sacrifícios são coisas que fazem parte da vida de quem leva o treino a sério! Toda essa dedicação é justificada por uma frase que é o lema de muitos atletas, principalmente de musculação: no pain, no gain, que significa literalmente “sem dor, sem ganho”.
Ninguém sabe ao certo quem criou a frase, mas a expressão foi popularizada nos anos 80 graças a propaganda de um curso de aeróbica protagonizado pela atriz Jane Fonda, onde a moça usava a frase. Logo, ela começou a ser repetida nas academias e adotada como um lema a ser seguido.
O real significado de no pain, no gain
E claro, para alcançar e manter os resultados desejados é preciso levar o “no pain, no gain” para a vida, e aqui reside o grande segredo e a chave para o sucesso de um grande atleta: entender a importância de mudar realmente seu estilo de vida, construindo hábitos saudáveis (alimentação, por exemplo) que façam parte de suas atividades diárias, com foco total nos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Como seguir esse estilo de vida
- Adote hábitos saudáveis
- Foque no seu objetivo
- Lembre sempre que sacrifícios e até mesmo dor fazem parte do seu crescimento
- Seja corajoso e encare firme os desafios que o treino pode proporcionar
- Conte com a ajuda do seu personal ou de atletas que treinam a mais tempo, e se necessário peça dicas e sugestões
E claro, não desista e não esqueça: NO PAIN, NO GAIN!
Bom treino!