Os ácidos graxos essenciais ou ácidos gordos essenciais, são ácidos que não são produzidos bioquimicamente pelo nosso organismo e devem ser adquiridos da dieta. Compreendem duas família: os ómega 3 os ômega 6. Ambos são consideradas gorduras boas e não podem faltar na dieta de quem busca um corpo saudável e sarado.
Possuem funções específicas no organismo humano, as principais são: produção de energia, aumento de metabolismo, aumento do crescimento muscular, transporte do oxigênio, crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas e participar da regulação hormonal. Atuam também como agentes coagulantes, ajudando a manter a elasticidade por serem precursoras de hormônios e neurotransmissores envolvidos no crescimento, além de auxiliar na regulação de funções sexuais e nervosas.
Muitos praticantes de atividade física buscam uma dieta rica em ácidos graxos essenciais, isso devido a sua ação antiinflamatória e sua relação direta com a regulação de alguns hormônios, além de possuírem uma ação de proteção das articulações.
As principais fontes de Ômegas são:
Ômega 3
- Óleo de peixe: Óleo de peixe contém uma poderosa forma de ácido graxo essencial, o ômega-3, uma gordura boa e saudável. Como a maioria das pessoas segue uma dieta deficiente em “gorduras boas”, um consumo maior de ômega-3 está sendo muito procurado por aqueles que buscam melhorar a saúde e a performance.
- Óleo de linhaça: O óleo de semente de linho é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios para a saúde.
- Óleo de fígado de bacalhau: Ótima fonte de ácidos graxos essenciais.
Ômega 6
- Óleos vegetais (milho e canola);
- Soja;
- Girassol;
- Sementes;
- Oleaginosas.