Suplemento usado por praticantes de musculação ajuda na construção dos músculos e no ganho de massa magra. Veja dicas de como usar e fique atento as contraindicações.
Antes de sair por aí comprando tudo o que é suplemento alimentar para aumentar o ganho de massa magra é preciso saber para que servem cada um deles e escolher o mais adequado aos seus objetivos. Afinal, os frequentadores de academia têm metas distintas, como emagrecer, definir, ganhar peso e massa magra e etc. No artigo de hoje vamos falar sobre a albumina, um dos suplementos mais procurados por quem busca a hipertrofia.
A albumina é uma proteína que pode ser encontrada em alguns alimentos, como nos ovos, iogurtes e alguns tipos de legumes (grão-de-bico, lentilhas, feijão, amendoim e soja), mas que também é produzida pelo nosso organismo, mais especificamente pelo fígado, e é encontrada facilmente em nosso sangue. Essa proteína que é sintetizada pelo nosso corpo é responsável por transportar nutrientes pela corrente sanguínea, transportar os compostos tóxicos até o sistema excretor, além de ter ação antioxidante.
Quando ingerida via oral em suplementos alimentares, a albumina tem o papel de auxiliar os músculos na reconstrução das fibras e, por isso, é considerado um importante suplemento para quem deseja aumentar o ganho de massa magra. Mas atenção, a albumina deve ser usada apenas para auxiliar na dieta e nunca como um substituto de refeições. O ideal é contar com a ajuda e a orientação de um nutricionista para saber exatamente as doses e a forma correta de usar esse suplemento para alcançar seus objetivos.
Melhores horários para o consumo de albumina
Esse suplemento tem como uma de suas principais características a lenta absorção pelo organismo. Sendo assim, a indicação de consumo é para o período pós-treino, quando o corpo está se preparando para a recuperação dos músculos que foram exercitados. No pré-treino a albumina pode causar alguns desconfortos aos usuários durante a prática da atividade física e, por isso, não costuma ser indicada nesse momento.
Para quem treina à noite, por exemplo, o ideal é fazer o uso da albumina antes de dormir. Como ficamos muitas horas sem comer durante a noite, a albumina agirá como um importante fornecedor de energia evitando o catabolismo e ajudando na recuperação muscular.
No intervalo entre uma refeição e outra esse suplemento também pode ser um bom aliado. Com a absorção mais lenta pelo nosso organismo, a albumina irá fornecer a quantidade necessária de proteína para o organismo quando usada como um lanche intermediário, principalmente no período pós-treino. Ainda assim, o horário adequado para as suas necessidades deverá ser prescrito pelo seu nutricionista.
Apesar dos benefícios que citamos, esse suplemento tem um porém, o gosto. A maioria das pessoas reprovam o sabor da albumina e, para amenizar seu gosto peculiar, misturam com shakes, iogurtes e leite. Outra opção é consumir a albumina em tablete. Já no que diz respeito a quantidade, apenas um profissional poderá orienta-lo com precisão, mas de forma geral o volume varia entre 20 e 50 gramas diárias.
Albumina pode me fazer engordar?
Muitos suplementos alimentares podem se tornar vilões das dietas se não forem bem administrados. O consumo de albumina, de forma geral, não irá influenciar sozinha no ganho de peso, isso porque esse suplemento é composto basicamente por proteína e praticamente não possui gordura em sua fórmula. No entanto, consumir proteína em excesso pode te fazer engordar, principalmente se você descuidar da atividade física.
Para quem faz o uso do suplemento de forma correta, com a orientação de um nutricionista ou de um médico, mantem uma dieta balanceada e pratica exercícios físicos regularmente, não precisa se preocupar com a possibilidade de ganhar peso. Aliás, é importante frisar que a musculação e a prática de atividades físicas são fundamentais para quem usa o suplemento com o objetivo de ganhar massa magra.
Riscos e contraindicações do uso de albumina
A ingestão exagera de um suplemento rico em proteína é sempre perigosa para a saúde, podendo acarretar em problemas renais, que são causados pela sobrecarga de moléculas a serem filtradas. Outro problema causado pelo excesso desse suplemento é a alta produção de gases e, até mesmo, diarreia. Algumas pessoas chegam a relatar esses sintomas no início do uso do suplemento, mas tende a melhorar com o tempo.
O uso de albumina deve ser evitado por pessoas com problemas de pressão alta, retenção de líquidos e alérgicos a ovos. Esse suplemento é feito à base de ovo e é livre de lactose, sendo mais indicado para pessoas que têm intolerância a lactose e totalmente proibido aos alérgicos a ovos.
Durante sua consulta com o médico ou nutricionista, informe-o caso tenha alguma alergia ou restrição alimentar, assim o profissional irá indicar os suplementos corretos e que irão ajudar você a atingir suas metas mais rapidamente. Como já dissemos anteriormente, quem faz uso de suplementos com o acompanhamento de um médico não tem com o que se preocupar.
Não deixe de consultar um nutricionista e potencialize os efeitos do seu treino e dieta. Também não deixe de acompanhar as notícias e novidades do Madrugão Suplementos, sempre trazemos dicas e notícias importantes de saúde e nutrição esportiva para você.