A sigla BCAA, que em inglês significa “Branched Chain Amino Acids” ou, em português, “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”, agrupa três aminoácidos essenciais, leucina, valina e isoleucina, os quais o corpo não possui autonomia para produzir e precisam ser adquiridos através da alimentação ou de suplementos.
Embora diversas fontes alimentares, principalmente de proteína animal (carnes, ovos e leite), forneçam boas quantias de aminoácidos, os indivíduos que levam uma rotina mais agitada, com treinos intensos e que exigem extremo esforço físico, necessitam da ingestão extra de diversos nutrientes, incluindo os BCAA’s.
Atualmente, os BCAA’s podem ser encontrados em diferentes versões: cápsulas, em pó, líquido ou injetável.
As formas mais comuns do suplemento – e também as mais consumidas – são em cápsulas e em pó, por oferecem mais praticidade e ofertarem um melhor custo x benefício.
Sabendo que as cápsulas e em pó são as melhores alternativas para suplementar o BCAA, ainda fica a dúvida: qual o melhor? E mais: qual a concentração e proporção ideal dos aminoácidos do suplemento?
Essas e outras informações podem ser obtidas no nosso guia completo sobre o BCAA: qual o melhor? Aproveite a leitura e ainda confira no final uma lista com os melhores BCAA’s do mercado em 2019.
BCAA em pó ou em cápsula, qual é o melhor?
Antes de saber um pouco mais sobre cada tipo de BCAA (pó e cápsula) é importante saber que não há evidências cientificas que comprovem que um é melhor do que o outro quando o objetivo é melhorar o desempenho esportivo e potencializar o ganho de massa muscular.
O que os difere, além da apresentação de cada um, é o seu grau de pureza e a velocidade de absorção pelo corpo.
Portanto, na hora de escolher entre o BCAA em pó e o BCAA em cápsula, leve em consideração as vantagens e desvantagens de ambos, a sua rotina de treinos, tempo que leva para ser absorvido e entre outras questões.
BCAA em pó
O BCAA em pó possui um grau de pureza maior do que as cápsulas. O motivo é que o pó dispensa a adição de excipientes para a fabricação do suplemento, resultando em uma concentração mais alta de aminoácidos por grama do produto.
Outro ponto a ser considerado é a velocidade de absorção. A versão em pó tem uma digestão mais rápida e, por isso, os aminoácidos são rapidamente absorvidos pelo organismo.
Falando ainda em benefícios do BCAA em pó, o seu custo é mais acessível do que as cápsulas, aliviando o bolso de quem também investe em outros suplementos e tem o orçamento mais apertado.
A versão em pó possui duas desvantagens apenas: o seu sabor amargo e o fato de precisar ser diluído.
O suplemento precisa ser misturado em uma coqueteleira com água ou outro líquido da sua preferência antes de ser consumido, demandando um tempo a mais de quem leva uma rotina atarefada.
BCAA em cápsula
A principal vantagem das cápsulas de BCAA é que elas são apresentadas em uma concentração entre 500mg a 1000mg, o que facilita o controle das quantias ingeridas dos três aminoácidos presentes na fórmula.
Outra vantagem do BCAA em cápsulas é a praticidade. Por necessitarem de apenas um gole de água para serem ingeridos, eles se tornam mais práticos no dia a dia de quem não tem muito tempo.
Apesar dos benefícios, essa versão também tem o lado não tão legal.
Como as cápsulas não são feitas apenas de aminoácidos puros, pois precisam de outros elementos para manter a sua forma, o seu grau de pureza é menor.
Além disso, a absorção costuma demorar um pouco mais do que o suplemento em pó.
Vale levar em consideração também que, pelo fato da cápsula ter uma quantidade limitada de aminoácidos, será necessário ingerir mais de um comprimido por vez, o que nem sempre é confortável, além de aumentar os riscos de uma irritação no estômago.
Qual a melhor concentração de BCAA?
A melhor concentração de BCAA é aquela que tem mais leucina na composição.
O motivo é a leucina ser a sinalizadora do m-TOR (mamalian traget of rapamicin), um ativador da síntese proteica pela célula, que cria um ambiente perfeito para o anabolismo.
Pela lógica, então, bastaria consumir apenas leucina para ter bons resultados no ganho de massa magra? É aí que muitos se enganam!
Os outros componentes da fórmula (valina e isoleucina) também desempenham papéis importantes no desenvolvimento muscular.
A valina, por exemplo, está ligada a diminuição da fadiga e das dores musculares tardias (DOMS) durante e após o treino.
Já a isoleucina é a responsável por facilitar a resposta insulínica. Lembrando que é através desse hormônio (insulina), que a glicose entra na célula e carrega, junto de si, os aminoácidos.
Qual a melhor proporção de BCAA?
Dentre os três aminoácidos essenciais presentes no BCAA, a leucina é a mais importante, mas não deve ser ingerida isoladamente, como vimos anteriormente.
Segundo estudos científicos, para que os resultados sejam satisfatórios, recomenda-se que o suplemento alimentar tenha duas partes de leucina para uma parte de valina e isoleucina.
Ou seja, a proporção deve ser de 2:1:1.
Os aminoácidos de cadeia ramificada com maior concentração de leucina, como alguns que chegam a 8:1:1 ou 10:1:1, além de terem um preço mais elevado, devem ser suplementados apenas com orientação de um profissional em nutrição.
Qual o melhor BCAA para iniciantes?
Se você é iniciante na musculação ou em outra prática esportiva, mas treina regularmente, o uso de suplementos alimentares, como o whey protein e o BCAA, já é indicado para melhorar a sua performance física e acelerar seus resultados no ganho de massa magra.
Entre os BCAA’s disponíveis no mercado, a maioria são indicados tanto para iniciantes quanto para atletas de alta performance.
Portanto, basta escolher um que seja na proporção 2:1:1 ou que se aproxime desse valor.
Confira a lista com os melhores BCAA’s do mercado em 2019
Entre as melhores marcas do suplemento, destacam-se o BCAA Optimum Nutrition (especialmente o bcaa 1000 on optimum nutrition), Probiótica, Atlhetica Nutrition, IntegralMedica e Max Titanium.
Veja aqui a lista com os melhores BCAA’s do mercado em 2019!
Uau! Esse pode ser um dos blogs mais úteis que já encontramos no assunto. Artigo basicamente excelente! Também sou especialista neste tópico para entender seu trabalho árduo.