BCAA. QUANDO DEVO TOMAR?

banner_blog160822

O BCAA nada mais é que um complexo de 3 aminoácidos essenciais para o nosso organismo: L-valina, L-leucina e L-isoleucina. O aminoácido é a base para a formação das proteínas; ou seja, para ter proteína, temos que ter uma combinação de aminoácidos aleatoriamente. Existem basicamente 2 tipos de aminoácidos. Os essenciais, que são os que o nosso organismo não é capaz de produzir e deve ser adquirido a partir da dieta, e os aminoácidos não-essenciais, que nós podemos produzir, mais especificamente nosso fígado. Cerca de 35% dos músculos estriados são constituídos por esses 3 aminoácidos presentes no BCAA.

Importante para evitar o catabolismo

Na prática de exercícios físicos, o organismo utiliza as reservas de glicogênio muscular para produzir energia. Se por acaso faltar glicogênio, os músculos podem utilizar tanto cetonas, que são provenientes de gorduras, ou até mesmo proteínas intracelulares para a produção de energia, o que nós conhecemos como catabolismo, levando a um balanço nitrogenado negativo. O BCAA pode ajudar a diminuir a destruição de proteínas intracelulares para uso em energia, salvando-as para reconstrução celular depois do exercício físico. Este mecanismo está intimamente relacionado aos estoques de energia muscular de glicogênio.

Energia durante os treinos

Os BCAA’s, por estarem intimamente relacionados ao anabolismo e estoques de glicogênio, conseguem modular a resposta periférica da insulina, que é um hormônio altamente anabólico; desta forma, pode proporcionar uma situação que otimiza e absorve os nutrientes e aminoácidos, sendo a base para a síntese muscular, que permite repor os estoques de glicogênio, ajuda na energia durante os treinos, melhorando a síntese muscular e recuperação após a atividade física. Por isso, entendemos por que o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para suprir todas essas necessidades metabólicas da demanda energética das células musculares e estoques de glicogênio.

BCAA engorda?

Os BCAA’s não engordam ou emagrecem, simplesmente auxiliam na construção muscular. As doses para a suplementação variam de indivíduo para indivíduo; uma vez que o tipo de atividade física e biotipo também podem influenciar na quantidade de BCAA que devemos ingerir. Atualmente, os melhores Whey Protein’s também são enriquecidos com BCAA, mais uma motivo para individualizar a dose para cada um dependendo da suplementação utilizada.

Dr. Fabiano Fonseca Rodrigues de Souza
CRM 120927

1 comentário em “BCAA. QUANDO DEVO TOMAR?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.