Quase todos os rigorosos praticantes de atividade física têm o objetivo de ganhar força e massa muscular. O HMB, abreviação de Hidroxi B-Metilbutirato, possui uma função anticatabólica, e, apesar de não ser um nutriente essencial do corpo humano, auxilia no alcance dos objetivos citados.
O catabolismo é o nome que se dá ao processo de degradação proteica, que acontece após atividade física pesada e de resistência. Ao preveni-lo, o HMB aumenta a força dos músculos e a composição da massa corporal.
Recomendações para o uso do HMB
Por conta disso, essa substância é muito recomendada para pessoas que passam por grande desgaste físico como consequência de seus treinos. Ela pode ser encontrada em alguns alimentos como o milho, frutas cítricas, toranja, peixe bagre e inclusive no leite materno, e também é produzida naturalmente pelo corpo. No entanto, como esse tipo de comida é difícil de se inserir na alimentação rotineira e não apresenta níveis suficientes do HMB, a suplementação pode ser uma boa pedida para que pratica musculação ou outros esportes que promovem o desgaste físico.
Os benefícios do HMB
Os benefícios mais conhecidos que podem ser obtidos com o suplemento de HMB são o ganho de força e massa muscular, diminuição do catabolismo e das lesões musculares, e redução da gordura corporal, acelerando a perda de peso. Além disso, ele ajuda a manter o mesmo nível de força durante a falta de atividade física, mantém a saúde e força dos ossos, aumenta a capacidade aeróbica, auxilia na recuperação muscular após os exercícios e pode ajudar na redução dos níveis de colesterol presente no sangue.
A boa notícia é que nenhum efeito colateral foi registrado ao consumir suplementos que contém o HMB. Isso provavelmente acontece pois se trata de uma substância que é produzida naturalmente e, segundo pesquisas, também pode ajudar a manter a saúde das artérias.