O HMB, ou beta-hidroxi-beta-metilbutirato, é um metabólito da leucina (aminoácido encontrado na dieta à base de alimentos ricos em proteínas). Os principais alimentos nos quais se pode encontrar o HMB são os peixes e o leite, e sua produção no organismo humano pode chegar a no máximo 1 grama por dia, de acordo com a ingestão total de aminoácidos e leucina.
Para os casos em que a demanda diária seja maior do que a produção de nosso organismo, recomenda-se a utilização de suplementos.
A ação do HMB
Uma das ações mais reconhecidas e procuradas pelas pessoas que escolhem suplementar sua dieta com o HMB é a sua ação anticatabólica, ou seja, seu efeito é alcançado a partir de enzimas que se relacionam com a lesão muscular. Dessa maneira, o HMB ajuda a reconstruir os músculos lesionados durante as atividades físicas. Por esse motivo, e também por ajudar a aumentar a massa magra, é um suplemento muito indicado para os idosos.
O HMB também reduz a perda de proteínas causada pelo estresse e aumenta a oxidação celular dos ácidos graxos. Além disso, retém nitrogênio e previne ou retarda danos musculares ocasionados por atividades físicas intensas.
Mais resistência aos idosos
De acordo com estudos, idosos que tomaram o suplemento HMB tiveram um maior ganho de massa muscular, aproveitando melhor seu treinamento de resistência. Para as mulheres, a perda de gordura e ganho de medidas foi mais notada entre aquelas que usaram o suplemento.
Pesquisas têm mostrado que o HMB é um dos suplementos mais seguros e eficientes para todos os grupos de pessoas.
Usar apenas durante os períodos de treinamentos?
Os suplementos servem para suprir uma necessidade de nutrientes que não são facilmente adquiridos com a alimentação comum. Ou seja, se a demanda diária é menor – como acontece nos períodos sem treinamento –, o uso do suplemento é desnecessário. No entanto, no caso do HMB, ele pode ser utilizado para manter a massa muscular, mesmo sem as atividades físicas diárias. Pesquisas sobre o uso desse suplemento comprovam que pessoas que usam o HMB perdem menos massa muscular durante os períodos sem treino do que aquelas que não usam esse suplemento.