Maltodextrina é conhecido como um carboidrato complexo, que surge a partir da conversão enzimática do Amido do Milho. A absorção da maltodextrina pelo organismo é lenta, devagar e gradativa. Isso acontece porque essa substância possui polímeros de dextrose. Esses polímeros são metabolizados bem devagar, porque ela libera glicose de forma gradativa no sangue, logo acaba fornecendo bastante energia durante as atividades físicas que precisam de resistência e que tenham uma duração maior.
Outro detalhe interessante sobre a maltodextrina é que ela é um carboidrato desenvolvido a partir da adição de água com as quebras de moléculas provenientes dos amidos. Dessa forma, ela forma os polímeros de glicose, que causa o pico de insulina por causa do aumento das taxas de insulina. Isso é ótimo para quem está praticando atividade física, pois como são absorvidos pelo corpo de forma bem rápida, acabam ajudando as pessoas que estão começando a entrar em fadiga.
Dessa forma, o suplemento de maltodextrina é bastante usado por atletas, pois dá ao corpo carboidrato que ele precisa para se manter ativo e com energia. O corpo humano precisa de em cerca 60% de carboidratos na alimentação para que a proteína não tenha que acabar fazendo o trabalho do carboidrato, que é auxiliar na construção muscular e também fornecer a energia necessária para as atividades físicas, seja ela qual for.
O suplemento feito desse carboidrato é, portanto, ideal para atletas de todo esporte e, inclusive, para as pessoas que fazem musculação, pois ele vai ajudar que o transporte de nutrientes seja feito de forma correta para dentro das células, como a glutamina, BCAAs, creatina e proteínas. Além disso, vai ajudar bastante na reposição do glicogênio muscular, assim como na hipertrofia.
A importância da maltodextrina
Durante os exercícios físicos acontece muitas coisas com o nosso corpo, especialmente quando o exercício é de alta intensidade e resistidos. Os músculos do corpo humano fazem a utilização do glicogênio para fornecer a energia necessária. Porém, chega uma hora em que o glicogênio acaba e, então, os músculos não vão mais conseguir trabalhar, não vai mais ser possível continuar a realizar o exercício físico porque eles vão entrar em fadiga.
Isso é normal de acontecer, mas é o motivo de porque o organismo precisa fazer a ingestão de carboidratos, principalmente durante a musculação, por lidar praticamente apenas com os nossos músculos. Consumindo o carboidrato necessário, eles vão ser metabolizados e vão aumentar bem os níveis da energia dos músculos. Dessa forma, você vai conseguir continuar com a realização das suas atividades físicas sem qualquer tipo de prejuízo.
Dessa forma, é bem interessante que as pessoas que realizam bastante atividade física façam o consumo do suplemento de maltodextrina, uma vez que ele é carboidrato e vai ajudar muito para que a pessoa tenha energia para completar todos os seus exercícios físicos.
Os benefícios da maltodextrina
Esse carboidrato possui muitos benefícios. É indicado bastante para quem realiza atividades físicas, e não apenas a musculação, mas também para quem pratica natação, tênis, corrida e qualquer outro esporte desse gênero. O suplemento de maltodextrina vai ajudar com que os níveis de glicose no sangue fiquem mantidos na medida certa durante um espaço grande de tempo.
Isso vai fazer com que vários problemas sejam evitados, como por exemplo, a hipoglicemia. Quando a glicose cai, pode acontecer diversos problemas no corpo humano. Um exemplo de problema é a hipotensão arterial. Portanto, quando os níveis de glicose estão bons, o organismo permanece bem também.
Além disso, outro benefício da maltodextrina é que ela evita que a proteína que fica localizada nos músculos se quebre e seja utilizada como fonte de energia. Portanto, esse é um dos motivos do porquê que o suplemento de maltodextrina é tão indicada para todas as pessoas que praticam musculação.
A melhor forma de ingerir esse carboidrato é por meio do suplemento e logo depois da musculação ou treinos, pois assim você vai evitar que ocorra uma degradação da fibra dos seus músculos. Esse carboidrato vai auxiliar a proteína, para que ela entre na célula e seja utilizada na reparação e construção de seus músculos.
A forma certa de consumir maltodextrina
A forma certa de consumir o suplemento de maltodextrina é, de preferência, somente nos dias em que você for realizar algum tipo de atividade ou exercício físico. Isso acontece, porque se ingerido em dias que não há gasto de energia por conta de exercícios e atividade físicas, pode ocorrer uma superdosagem dos carboidratos.
Então, para as pessoas que realizam atividades aeróbicas, a melhor forma de consumir o suplemento é durante e antes do treino. Já para aquelas pessoas que praticam a musculação, o melhor é tomar o suplemento logo após o fim do treino.
De toda forma, é bom prestar atenção em como o seu organismo reage para saber a quantidade exata de quanto suplemento você precisa para ter a energia necessária para a realização de seus exercícios. Essa quantidade varia bastante de pessoa para pessoa, pois cada uma possui uma altura, um peso e um tempo de exercícios diferentes.
Para quem é indicado o consumo do suplemento de maltodextrina
Como dito, o consumo desse suplemento é indicado para todos que praticam esportes ou fazem algum tipo de treino. Para a musculação e outras atividades realizadas na academia também é bastante ideal. Essa substância é um carboidrato e vai trazer energia e construir e regenerar seus músculos. Dessa forma, você não os cansa além do eles aguentam e também não corre o risco de acontecer nenhum tipo de lesão.
É bastante interessante que as pessoas que realizam muita atividades e exercícios físicos façam mesmo seu consumo e de forma correta. A forma errada de ingerir esse suplemento pode não trazer o objetivo que você deseja. Mas, de todo jeito, é bem fácil de entender como ele dever ser tomado, por quem e em que horários.
É um ótimo suplemento e vale a pena o investimento, pois vai trazer muitos benefícios para todos aqueles que fizerem seu consumo certo.