Denominamos “whey protein” a proteína derivada soro do leite. Portanto, trata-se de um suplemento alimentar de alto valor biológico que auxilia na construção muscular. Pessoas que praticam qualquer atividade física, não somente musculação e buscam hipertrofia, são beneficiadas com o uso do whey protein.
O whey protein age no organismo como o principal suplemento para promover a síntese muscular, podendo ser um importante auxiliar para as pessoas que querem perder peso, controlar dos níveis de açúcar do sangue, controlar a saciedade e por ter importante ação antioxidante, auxiliar no sistema imunológico. A proteína do soro leite utilizada como auxiliar nas dietas e atividades físicas ajudam a otimizar seu metabolismo, acelerando a queima calórica e evitando perder massa magra.
O maior benefício do whey protein é promover pico de aminoácidos no sangue e otimizar a síntese proteica levando a: melhorar a recuperação muscular; aumentar o sistema imune pela síntese de glutationa; termogênese pelo aumento metabólico; promover lipólise otimizada (quebra de gordura como fonte de energia); reduzir a fome devido aos glico-macropeptídeos preservados controlando o apetite; diminuir o processo oxidativo de proteínas contráteis (catabolismo).
Menos de 0,6% do leite são as proteínas que necessitamos para conseguirmos um whey protein, portanto precisamos de até 2000 litros de leite para fazer um whey protein de qualidade. Eles passam por um processo de micro-filtração e ultrafiltração que irá separar as partes com maior valor biológico do leite em 2 principais partes: whey protein 20% e caseína 80% do total. Desta forma, temos diferentes tipos de proteína do soro do leite dependendo principalmente deste processo de filtração do leite e seu enriquecimento com aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.
Sim! Existe diferença entre o whey protein. Um whey protein de qualidade, além de baixo teor de carboidratos, deve possuir o enriquecimento de sua formulação com elementos fundamentais para melhorar o funcionamento metabólico.
Temos, basicamente três tipos de “whey protein”:
Concentrado
É uma das formas mais básicas e comuns. Pode fornecer de 29 a 89% de proteína, dependendo do tipo de produto. Quanto menor o nível de proteína concentrada, maiores são os níveis de gordura e lactose. Pode conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrinas. É rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos, responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular. Devido a sua lenta digestão, algumas pessoas, especialmente as que possuem alergia ao leite, relatam leve desconforto na digestão de Whey Protein Concentrado, queixando-se de uma leve sensação de estufamento;
Isolado
É uma das proteínas de absorção mais rápida, tem um custo maior devido a sua filtragem e grau de pureza superior. Como o próprio nome sugere, o Whey Protein Isolado possui bem menos substâncias em sua composição, tornando-o ideal em dietas com baixo índice de carboidratos, por exemplo. Já possuem um teor bem mais baixo de açúcares e carboidratos. A rápida absorção desta proteína pelo corpo, faz com que ele seja uma excelente opção para o consumo no pré e no pós-treino, onde agem de forma mais rápida na recuperação dos músculos recém estimulados nos exercícios;
Hidrolizado
Passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e a absorção se tornem ainda mais rápidas. O whey 100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose e/ou alergia as proteínas de origem animal. WPH é a proteína com menor peso molecular, a mais rápida de absorver entre os demais tipos de whey, e sem a fração alergênica (betalactoglobulina) que é a causadora de muitas alergias. O corpo consegue absorvê-la muito bem, aumentando assim a reconstrução das fibras musculares, gerando volume e força muscular. Possuem as menores quantidades de carboidratos.
Assim podemos dizer que o suplemento whey protein é um tipo de alimento altamente rico em sua quantidade e qualidade de proteínas devido ao seu alto valor biológico. Desta forma, deve ser o principal tipo de suplemento nas dietas que tem a demanda proteica aumentada. Pode ser utilizado por atletas e não atletas em estado de carência nutricional.
Consultar um médico ou nutricionista é fundamental para introduzi-lo na dieta, uma vez que, em alguns casos, pode estar associado a piorar estados de saúde em pacientes com problemas renais, hepáticos, intolerâncias alimentares e alérgicas a proteína do soro do leite. Sua dose e forma de usar é sempre individual e totalmente ligada ao estado nutricional e demanda energética de cada paciente. Assim como, varia de acordo com o tipo de whey protein, uma vez que o tipo de whey está associado a maior concentração de carboidratos e gorduras.
Procure sempre uma orientação especializada antes de utilizar qualquer tipo de suplemente alimentar.