Existem centenas de pessoas que utilizam a caseína hoje em dia e, na verdade, não sabem ao certo como ela funciona e nem mesmo para que serve. Isso se deve muito a ânsia de grande parte da população atual de atingir objetivos e conquistar o corpo perfeito. No entanto, é fundamental saber como os suplementos trabalham no organismo e, principalmente, para quais casos são ou não recomendados, antes de comprar e consumir.
Então, a primeira pergunta a se fazer é: o que é caseína? A caseína nada mais é do que uma proteína anticatabólica presente no leite, ou seja, uma substância com digestão lenta, que também é rica em cálcio e fósforo. Com essa informação, surge outra dúvida, a diferença entre a caseína e o Whey Protein, já que ambos possuem proteínas. Confira abaixo.
Caseína x Whey Protein
O Whey Protein conta com uma fração de proteínas que estão presentes no soro do leite, enquanto a caseína é uma proteína encontrada no leite. O que difere uma da outra, no entanto, é o tempo de absorção e digestão das substâncias pelo organismo.
Primeiro é importante saber que existem as proteínas de rápida e as de lenta digestão. Para ficar mais fácil de entender como a caseína e a proteína funciona no nosso organismo, vamos começar explicando como elas são separadas. Uma das formas de separação dessas substâncias é pela acidificação do leite. Quando a gente acidifica o leite, esse ph ácido faz com que a caseína passe por um processo e se agrupe, formando uma espécie de coágulo de caseína. Dessa forma é possível separa-la da proteína do leite.
Quando a gente faz a ingestão desse produto, acontece a mesma coisa. Quando a caseína chega ao ph estomacal, ela coagula exatamente por possuir baixa tolerância ao ph ácido. Com a formação desse coágulo, o estômago faz a digestão de forma mais lenta, levando cerca de duas horas e meia para o completo esvaziamento gástrico. Por isso, o uso é geralmente indicado antes de dormir.
Já o Whey Protein tem uma absorção mais rápida, levando cerca de 25 a 30 minutos para digestão (dependendo do tipo de whey escolhido). Apesar de as substâncias presentes no whey protein serem superiores as da caseína, não quer dizer que a caseína seja um suplemento ruim, mas sim que há diferentes formas e objetivos de uso.
Para que serve a Caseína?
A caseína é considerada uma das melhores proteínas para a manutenção muscular, ou seja, ela diminui as chances de perda de massa magra em longos períodos sem a devida alimentação. Por isso, ela pode ser utilizada em casos de refeições muito espaçadas ou antes de dormir, já que vai manter o nível de aminoácidos elevados no sangue por mais tempo.
Um exemplo bom de aplicação de caseína como suplementação é em casos de pessoas com problemas de obesidade, que têm grande necessidade de sensação de saciedade. Com a coagulação da caseína, o estômago envia informações para o cérebro, cessando a sensação de fome durante o processo digestivo.
Outra situação em que a caseína pode ser utilizada é para a manutenção dos músculos e deve ser ingerida antes de dormir. Assim o corpo receberá proteínas durante cerca de 2 a 3 horas, ajudando a manter a massa magra. Mas isso apenas será necessário em casos de atletas de alto rendimento ou de pessoas que não façam a ingestão de proteínas necessárias durante o dia.
A caseína e o ganho de massa muscular
O uso da caseína não está associado diretamente a perda de peso e, tão pouco, ao ganho de massa muscular. Essa é uma confusão comum entre os usuários de suplementos alimentares. A caseína, como já visto anteriormente, é uma proteína anticatabólica de lenta absorção e, por isso, atua mais na manutenção da massa magra, evitando que a mesma seja perdida por falta de ingestão proteica.
Para aumentar o ganho de massa muscular o ideal é fazer o uso do Whey Protein, além de manter uma alimentação balanceada e adequada a esse objetivo. De qualquer forma, é fundamental consultar um profissional da saúde (nutricionista ou nutrólogo) para uma avaliação completa, eliminando riscos de realizar uma suplementação errada e obter resultados indesejáveis.
Apenas o nutricionista (ou outro médico) será capaz de indicar a quantidade exata de suplementos, bem como de caseína, quando for necessário, de acordo com o porte físico e outras características individuais de cada pessoa. Lembre-se que, com saúde não se brinca. Consulte um médico e foque nos exercícios e na alimentação para alcançar um estilo de vida mais saudável e conquistar o corpo dos seus sonhos!