Em algum momento você já deve ter ouvido que a sua clareza mental, capacidade de aprendizado, memória, bom ou mau humor dependem do cérebro. Hoje com o avanço da tecnologia existem suplementos que podem desempenhar um papel importante contra problemas de memória e até doenças como o Alzheimer podem ser situações prevenidas.
Neste artigo iremos apresentar suplementos que podem auxiliar no sistema nervoso central e trazer importantes benefícios para a proteção cerebral.
Para o cérebro funcionar corretamente, ele precisa de energia, oxigênio, boas gorduras, aminoácidos, vitaminas e minerais. Uma alimentação inadequada, como por exemplo rica em açúcar e gorduras trans, inflama o cérebro e pode trazer respostas negativas, como o declínio cognitivo, podendo levar à falta de memória e à redução do volume cerebral.
Estudos mostram que modificando a dieta com porções de vegetais, frutas, carnes, ovos e legumes, em apenas três semanas um grupo de indivíduos tiveram uma melhora dos sintomas da depressão.
Além da alimentação saudável, existem alimentos, nutrientes, compostos ativos e suplementos especialmente importantes e benéficos para o cérebro. Vamos a eles:
Cafeína
A Cafeína é capaz de trazer benefícios ao cérebro a curto prazo. Isto ocorre devido a sua ação estar ligada diretamente ao sistema nervoso central (cérebro). Uma dose de cafeína faz com que o cérebro entre em um estado de alerta, aumentando o foco e a capacidade de concentração.
Óleo de Coco.
Muitos estudos científicos comprovaram os benefícios do óleo de coco, especialmente quando associado a outras mudanças na alimentação e estilo de vida. Os TCM são excelentes fontes de energia para o corpo e para o cérebro e não precisam nem de enzimas digestivas para serem absorvidos.
Ômega 3.
O Ômega 3, particularmente, o DHA (Ácido docosa-hexaenoico) participa de mais de 90% da quantidade de água presente no cérebro. Um bom aporte de DH pode trazer benefícios ligados à clareza mental e à memória.
Vitamina B12
Dentre outros benefícios, a Vitamina B12 auxilia a sintetizar a mielina, uma substância gordurosa que envolve e isola nosso circuito cerebral. Níveis adequados de Vitamina B12 estão associados a menores índices de doenças cerebrais.
Vitamina D3
Nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, a prevalência de níveis inadequados de vitamina D já é considerada um problema de saúde pública. Isso porque grande parte dos estudos realizados mostra uma relação direta entre a insuficiência de vitamina D e o surgimento de doenças crônicas.
Agora que você já sabe mais sobre os suplementos ligados ao cérebro, consulte o seu médico ou nutricionista e conte com a equipe da Madrugão Suplementos para encontrar os melhores produtos e marcas para te ajudar no seu treino e no alcance de seus objetivos. Clique aqui, e veja as opções disponíveis em nossa loja! https://bit.ly/38U3r5I
Se você gostou, ou se tem alguma sugestão sobre este tema que possamos escrever futuramente aqui no blog, deixe nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós.