Os termogênicos são conhecidos pelo efeito de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, o que aumenta a queima de gordura. Por isso, tanto os suplementos quanto os alimentos com essa propriedade, como pimenta, canela, gengibre, chá verde entre outros, são indicados para pessoas que querem emagrecer. No entanto, é importante saber que eles não fazem milagre e precisam ser inseridos em uma dieta balanceada e aliados à prática de atividades físicas adequadas para fazer efeito.
Como consumir adequadamente os termogênicos
Quando consumidos fora de um programa de atividades físicas e alimentação saudável, os termogênicos produzem efeito mínimo ou nulo no processo de emagrecimento. Por esse motivo, não basta ingeri-los com a intenção de perder aqueles quilinhos indesejados se você tem uma vida sedentária e não está disposto a encarar uma reeducação alimentar.
Para potencializar o processo de emagrecimento, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas. Já a quantidade deve ser prescrita por um nutricionista, pois o consumo em dosagem inadequada provoca efeitos indesejados.
No caso dos suplementos, a maioria possui cafeína em sua composição que atua no sistema nervoso central, no tecido adiposo e no músculo esquelético, melhorando o desempenho durante os treinos. A substância também diminui a fadiga e retarda o seu início, aumentando a disposição para encarar atividades físicas mais duradouras. Isso significa maior gasto calórico.
Esses produtos não são recomendados para pessoas que treinam à noite, porque a cafeína é uma substância estimulante com efeito duradouro no organismo. Assim, quando consumida perto do período de dormir, pode prejudicar a qualidade do sono.
Importância do acompanhamento profissional
Deve ter dado para perceber que os efeitos dos termogênicos dependem diretamente da prática de atividades físicas, não é mesmo? Também não adianta ingeri-los e malhar se você não escolher adequadamente o que coloca no prato.
Por esses motivos, o consumo dos termogênicos deve estar associado a um programa de emagrecimento, que inclui rotina de exercícios e alimentação adequada. Se você ainda não tem um, é necessário obter orientações de um nutricionista e de um preparador físico.
Problemas de consumir os termogênicos sozinhos
Além de não obter os efeitos desejados, quando o consumo dos termogênicos não é aliado a uma dieta balanceada e à prática de atividades físicas adequadas, podem até provocar problemas de saúde. No caso dos suplementos, a cafeína causa nervosismo, tremores, agitação, entre outros sintomas. Esses efeitos ainda podem se apresentar de uma forma mais intensa em pessoas sedentárias, colocando a sua saúde em risco.
Com isso, é importante estar atento ao uso dessa substância e sempre conversar com um nutricionista antes de inserir os termogênicos em sua dieta.
Tomei termogênico por 3 meses perdi peso mais também quando parei comecei a sentir tonturas e dores de cabeça. Parei de treinar e voltou todo o peso novamente, hoje não tomo mais nada e voltei a fazer exercícios e não tomo nada por isso não indico que tome nada para malhar e sim faça uma dieta e exercícios com o passar do tempo você chega lá.