Uma forma muito eficaz de potencializar o processo de emagrecimento é complementar o programa de treino e alimentação saudável com um suplemento de qualidade. Nessa tarefa, os termogênicos e os bloqueadores de gordura são muito indicados. Apesar de serem utilizados para alcançar os mesmos efeitos, eles agem de forma diferente no organismo.
Termogênicos
Os termogênicos atuam basicamente aumentando a temperatura corporal, processo que resulta em maior perda de gordura. Isso acontece porque para manter o calor, o organismo precisa transformar principalmente gordura em energia, possibilitando o funcionamento do corpo. Muitos desses produtos são compostos por cafeína, substância estimulante que age diretamente no sistema nervoso central. Essa parte do cérebro é a responsável pelas funções involuntárias como batimentos cardíacos, que aumenta o ritmo, dando mais disposição, resistência e energia para encarar uma rotina de treinos longa.
Com o aumento da performance e melhor desempenho nos treinos, há redução dos níveis de gordura corporal e aumento da massa magra. Portanto, para obtenção dos efeitos, o consumo dos termogênicos deve ser combinado com a prática adequada de atividades físicas, sendo recomendado antes dos treinos. Em contrapartida, não é indicado ingeri-los no fim da tarde ou à noite, porque a cafeína prejudica a boa qualidade do sono.
Como aceleram os batimentos do coração, esses suplementos são contraindicados para pessoas com problemas cardíacos, exceto se forem prescritos por um médico. A dosagem recomendada também depende da orientação de um especialista, já que em quantidades excessivas pode ocasionar diversos problemas de saúde, desde insônia a doenças neurológicas.
Bloqueadores de gordura
Ao contrário dos termogênicos, que atuam queimando a gordura já existente, os bloqueadores de gordura eliminam essas substâncias indesejadas da alimentação antes que elas sejam digeridas e se acumulem. Esses suplementos geralmente são produzidos à base de quitosana, uma fibra encontrada no exoesqueleto (concha) de crustáceos, que têm a capacidade de atrair moléculas de gordura, envolvendo-as para que sejam eliminadas pelo organismo.
Ao diminuir a entrada de gordura no organismo, os bloqueadores de gordura impulsionam o organismo a queimarem a gordura corporal armazenada anteriormente para a produção de energia. São esses dois efeitos principais que fazem esse tipo de suplemento ideal para quem quer perder peso.
Para produzir esse efeito, os bloqueadores de gordura precisam ser ingeridos antes das refeições na dosagem recomendada por um médico ou nutricionista. Como se trata de um tipo de fibra, seu funcionamento dependerá principalmente da ingestão de uma grande quantidade de água diariamente.
Qual escolher?
Apesar de atuarem de formas diferentes no organismo, tanto os termogênicos como os bloqueadores de gordura produzem efeitos significativos quando seu consumo é combinado com a prática regular de atividades físicas.
Somente um nutricionista poderá informar qual é a melhor suplementação para o seu caso e a dosagem correta. Para chegar a essa conclusão, ele considerará a sua dieta e rotina de treinos. Essa orientação profissional não somente é importante para garantir resultados mais assertivos e com mais rapidez, como também ajuda a ingerir a dose adequada, evitando possíveis efeitos colaterais.