BCAA é a abreviação de Branch Chain Amino Acids que, em português, quer dizer “aminoácidos de cadeia ramificada”. Em sua composição, encontram-se a leucina, a isoleucina e a valina, importantes aminoácidos que não são produzidos pelo corpo.
A ingestão
Aproximadamente 35% dos músculos são compostos por esses aminoácidos e, embora a tarefa de ingerir a dose necessária por dia deles não seja difícil, consumi-los em forma de suplementos, ao longo dos treinos, pode trazer benefícios àqueles que praticam exercícios físicos intensos e prolongados.
Benefícios
O consumo desses componentes acelera a queima da gordura subcutânea, auxilia na formação de tecido muscular – e, ao mesmo tempo, atrasa os processos de destruição do tecido existente –, melhora o metabolismo e regula o processo de transformação da gordura em energia. Portanto, os BCAAs influenciam positivamente no ganho muscular.
BCAA versus catabolismo
Quando o organismo necessita de um fluxo contínuo de aminoácidos na corrente sanguínea e não encontra, ele o obtém quebrando o tecido dos músculos. Isso gera a perda de massa muscular. A esse fenômeno, que pode ser desencadeado pela atividade física intensa, dá-se o nome de catabolismo. Para evitar o problema e ainda promover a síntese proteica, os mecanismos envolvidos nesses processos devem estar nutridos, o que pode ser feito por meio da ingestão dos BCAAs.
De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nagoya, Japão, a suplementação com BCAAs, antes da atividade física, diminui a quebra das proteínas do tecido muscular. Ainda segundo o mesmo estudo, a leucina estimula de maneira considerável a síntese proteica nos músculos.
Outro benefício proporcionado por esses aminoácidos é o aumento da imunidade. A prática acentuada de exercícios pode reduzir a capacidade imunológica do indivíduo – isso ocorre em virtude da diminuição da circulação de glutamina, um aminoácido de grande relevância para o perfeito funcionamento imunológico. Esse quadro pode ser revertido pela suplementação com BCAA. É o que atesta uma pesquisa realizada por cientistas da American College of Sports Medicin.
As formas
Os suplementos à base de BCAAs podem ser encontrados em três formas:
Cápsulas: são os mais tradicionais e costumam apresentar uma concentração de 300mg a 800mg de BCAAs por unidade.
Tabletes: podem conter concentrações maiores, chegando até 2000mg em cada um.
Pó: essa opção, indicada para quem precisa de um maior aporte, é misturada à água e tem grande concentração de BCAAs.
Quantidade por dia
Recomenda-se 0,2g por kg de peso corporal. Porém, como boa parte dos aminoácidos que necessitamos é suprida com dieta regrada e o Whey Protein traz alguns gramas de BCAAs em sua composição (é comum combinar a ingestão do suplemento com o Whey Protein), estabeleceu-se uma dosagem de 4 a 8g ao dia, para quem faz exercícios físicos intensos.
Apresar dessa recomendação, é imprescindível que um nutricionista seja consultado. Este profissional saberá definir com maior precisão a dosagem mais apropriada tanto desse como de outros suplementos.
Como escolher
– Dê preferência a uma marca de confiança. Fique atento com as alternativas falsificadas e importadas de forma ilegal.
– Priorize aqueles em que o nível de concentração corresponde à quantidade estabelecida para o consumo diário.
Dicas de ingestão
Consuma:
– antes do treino, para aumentar o rendimento;
– depois dele, a fim de interromper o catabolismo;
– e durante o dia para diminuir ao máximo a perda de massa.
BCAA é essencial, não pode faltar.
Parabéns pelo artigo.