Lesão, trabalho, mudança, muitas são as causas do afastamento da academia. Embora esse afastamento possa impedir a continuidade da rotina e atrapalhar o desenvolvimento muscular, é algo que pode acontecer. Se você está nessa situação, saiba que não é o fim do mundo e com pouco tempo voltará a forma. Para ajudá-lo nessa transição, separamos algumas dicas para quem está retornando aos treinos.
Preparação mental
Antes de pegar o primeiro halter e iniciar o treino, é preciso estar pronto psicologicamente para essa fase. Tenha em mente que não dá para diminuir cinco quilos e voltar com tudo.
Tanto força quanto disposição não serão as mesmas nos primeiros meses. Da mesma forma que o corpo se acostuma à prática de atividade física, ele se condiciona ao sedentarismo e mostrará resistência na sua volta à academia.
Frequência
Nessa fase, é importante evitar faltar os treinos, pois isso é importante para criar uma rotina e fazer com que o corpo se acostume a ela. Mesmo que vá apenas para fazer um pouco de esteira ou parte de sua série, vá até a academia.
Menos intensidade
Embora para o desenvolvimento de massa muscular o objetivo seja o contrário, no começo, você terá que segurar um pouco para que possa se acostumar. A intensidade do treino deve ser aumentada a medida que o corpo for se acostumando com os exercícios. Nessa fase, treinar vários grupamentos de uma vez é bem melhor do que focar em apenas um músculo.
Exercícios de fortalecimento
Na volta a academia, seus primeiros treinos deverão estar repletos de exercícios que visão fortalecer estruturas como lombar e manguito, além de atividades que trabalharão com a isomeria do movimento, ou seja, segurar o peso com o músculo contraído por determinado tempo. Essa rotina tem a função de “preparar” essas regiões para o trabalho intenso que virá em seguida. Com isso, você terá menos chances de se contundir durante o retorno e terá mais força quando estiver liberado para colocar a máxima intensidade no treino.
Recuperando a memória muscular
Uma vantagem de quem já treinou sobre quem está iniciando é a manutenção da memória muscular. Isso significa que com algumas semanas seu corpo se acostumará a execução dos exercícios. Porém, essa adaptação não é imediata. Nas primeiras semanas, o ideal é preferir exercícios simples e que possam ser realizados com o auxílio de máquinas para estabilizar o movimento. Também é recomendado utilizar menos carga, fazendo mais repetições para conseguir estimular o músculo.