Hormônio do Crescimento: quais os benefícios para a atividade física

banner_blog_636x277_42

 

O hormônio do crescimento (HGH ou GH) ou somatropina é naturalmente produzido pelo organismo por meio da glândula hipófise e exerce diversas funções importantes no organismo.  Dentre elas, é responsável pelo desenvolvimento de massa muscular. Através deste hormônio que diversos tratamentos contra os efeitos do envelhecimento têm sido baseados, além de já ser comprovado seus benefícios para praticantes de atividades físicas. Durante a adolescência ocorre o pico da produção de GH, começando a diminuir após os 20 anos de idade. Aos 70 anos, sua concentração chega a metade da concentração aos 30 anos de idade.

Benefícios do GH na musculação

O hormônio do crescimento é secretado, principalmente, durante o sono profundo, e estimula a produção de outro hormônio, o IGF-1. Se em crianças e adolescentes, cujas as cartilagens dos ossos não estão calcificadas, ele promove o crescimento estatural e participa do fortalecimento da massa muscular esquelética, nos adultos ele também oferece benefícios. Ele é relacionado diretamente com a melhora do vigor físico e do bem-estar, além de sua deficiência ser relacionada ao envelhecimento precoce, fraqueza muscular e obesidade abdominal. 

Os benefícios esperados desse hormônio variam de pessoa para pessoa, mas de forma geral, há uma melhora da composição corporal, da densidade óssea, do aspecto e espessura da pele, do perfil lipídico, da força muscular, do desempenho mental e da capacidade para realizar exercícios físicos.

GH como suplementação

No mercado, é possível encontrar diversos suplementos que estimulam a produção e liberação do hormônio do crescimento, aumentando os seus efeitos. Os suplementos precursores de GH são comercializados na forma de tabletes, spray sublingual, ou ainda em pó, em ação com outros suplementos. Além de HGH, alguns desses suplementos são encontrados com o nome de IGF-1, tendo em vista que a ação do GH é mediada pelo próprio IGF-1.

Para usufruir dos benefícios que ele oferece, é recomendado consultar um médico ou nutricionista para prescrever as melhores doses e produtos para seu caso, se houver necessidade para tal.

O mais comum, é utiliza-lo antes de dormir, pois é na hora do sono em que há uma maior liberação. Entretanto, é sempre recomendado que consulte um médico ou nutricionista antes de utilizar suplementos pré-hormonais, a fim de evitar efeitos colaterais indesejados. O consumo do GH precisa ser aliado à prática regular de atividades físicas e a uma alimentação saudável, rica em proteínas, além de ter uma boa noite de sono. A combinação desses hábitos surtiram resultados mais rápidos e eficazes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.