Inibidores de Apetite: Cuidados ao Utilizá-los

banner_blog_636x277_43

 

Como o próprio nome já diz, os inibidores de apetite alteram o comportamento alimentar reduzindo o apetite. Diferentemente da fome, quando se trata da necessidade de comer para obtenção de energia, o apetite é a vontade de comer determinado tipo de alimento, e ao reduzi-lo, evita-se o consumo de calorias extras, contribuindo para perda e controle de peso.

Alguns alimentos produzem esse efeito naturalmente, quando estes oferecem fibras e/ou nutrientes que possuem digestão lenta, como a gorduras e as proteínas. Existem diversos produtos no mercado que, quando utilizados com orientação profissional, promovem um resultado eficiente para casos em que somente a dieta balanceada e a prática de atividades físicas não estão dando conta, como quando interferências psicológicas, gerenciadas pelo nível de stress crônico, alteram o comportamento alimentar.

Consumo somente com orientação médica

Na busca pela boa forma, muitas pessoas procuram por produtos milagrosos, capazes de proporcionar os efeitos desejados mais rapidamente. E uns dos mais buscados são os inibidores de apetite, também conhecidos por anorexígenos. O problema é que quando ingeridos indiscriminadamente podem produzir diversos efeitos colaterais graves como dor de cabeça, depressão, irritabilidade e até dependência.

Além disso, somente a utilização desses produtos não é suficiente para promover a perda de peso de forma saudável, permanente e eficiente. O consumo dos inibidores deve ser aliado à prática correta de atividades físicas e a uma alimentação saudável.

Suplementos para substituir os inibidores de apetite

Alguns suplementos também podem ser utilizados para suprimir o apetite e controlar a fome, ajudando a evitar os exageros na alimentação. A caseína e a albumina são dois exemplos, pois são fontes de proteínas de absorção lenta, sendo um nutriente eficaz para promover saciedade. Outras excelentes opções são os suplementos à base de fibras, pois possuem propriedades que retardam a digestão e também geram mais saciedade. Para completar a lista, o picolinato de cromo também produz efeitos eficazes, pois otimiza a sensibilidade à insulina, estabilizando os níveis de glicose e diminuindo a vontade por carboidratos, principalmente doces. Apesar de também precisarem de orientação de um médico ou nutricionista, o consumo desses suplementos causa menos riscos à saúde do que os inibidores de apetite.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.