A carnitina é uma substância naturalmente produzida pelo organismo que tem como principal função o transporte de gordura para a produção de energia. Esse nutriente também está presente principalmente em carnes vermelhas, alguns derivados do leite e em alguns peixes e vegetais, como os aspargos.
Em formato de suplementação, a L-carnitina está disponível nas versões líquidas, em cápsulas e em outras fórmulas, sendo indicada principalmente para auxiliar no processo de perda de peso e aumento do rendimento físico.
Como a L-carnitina age no organismo
Provavelmente, você deve estar se perguntando pra que existe um suplemento se o nosso corpo já é capaz de produzir a carnitina, não é mesmo? O que acontece é que esses produtos inserem uma quantidade maior desses compostos no nosso corpo que naturalmente não seria possível apresentarmos.
A L-carnitina potencializa o efeito de queima de gordura natural, isso porque a carnitina torna as moléculas de gordura permeáveis na mitocôndria, em que são utilizadas como combustível na produção de energia. Como já dissemos, esse processo é natural e a suplementação só faz acelerá-lo.
A suplementação é eficaz na produção de energia e, por esse motivo, seu consumo precisa estar aliado a uma rotina e intensidade correta de atividades físicas. Do contrário, quando ingerido por pessoas sedentárias, aquilo que não foi gasto será de novo armazenado pelo organismo em forma de gordura.
Benefícios da L-carnitina para praticantes de atividades físicas
Como proporciona a queima de gordura para a produção de energia, os efeitos da L-carnitina ficam mais evidenciados quando o seu consumo é combinado com a prática regular de atividades físicas. O suplemento tem efeito estimulante, aumenta o rendimento físico e ainda ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Com isso, você obtém progresso nos treinos, o que ajuda no emagrecimento e ganho muscular.
Indicações da L-carnitina
Com o avanço da idade, a produção natural de carnitina diminui, sendo a suplementação uma forma de manter os níveis dessa substância adequados para a eliminação de gordura pelo organismo.
Outros fatores, como alimentação pobre em carne vermelha, por exemplo, também provocam a deficiência de carnitina. Por isso, antes de consumir esse suplemento, procure orientação de um médico ou nutricionista. Sua saúde será avaliada e, então, indicados o melhor produto e dosagem adequados.
Efeitos colaterais
Ainda não se sabe quais são precisamente os efeitos colaterais da suplementação por carnitina. Náusea, vômitos, cólica abdominal e diarréia são os sintomas mais comuns pelo uso inadequado do suplemento. Outros menos frequentes são convulsões e fraquezas nos músculos. Além disso, o produto não é indicado para pessoas com problemas cardíacos já que conta com compostos estimulantes em sua fórmula.
To precisando tomar um termogênico porém um que não possua cafeina e me indicaram a l-carnitina e li alguns posts falando que é perigoso,fasso o uso do cloridrato de propranolol que é um beta bloqueador por conta da minha pressão que esteve um pouco desrregulada posso tomar esse produto ?