Cafeína – Utilize esse Aliado Poderoso para Perder Peso

banner_blog160826

A cafeína oferece muitos benefícios ao organismo quando consumida corretamente. Além disso, ao ser inserida numa alimentação balanceada, ajuda no processo de emagrecimento e ainda tem componentes que otimizam a prática de atividades físicas e os seus efeitos. Por todas essas características, não podem faltar na dieta de quem está buscando pela boa forma.

Benefícios da cafeína para praticantes de atividades físicas

A cafeína é um famoso termogênico e, como tal, acelera o metabolismo ajudando a gastar mais energia rapidamente. Dessa forma, o organismo tende a utilizar a gordura estocada, o que é fundamental no processo de emagrecimento. No entanto, para isso acontecer, é necessário que seu consumo seja aliado à prática correta de atividades físicas.

A substância estimula e dá energia ao organismo, sendo ideal para consumir no pré-treino. Esse hábito oferece disposição para encarar a rotina de exercícios, o que potencializa os seus efeitos e deixa os resultados mais fáceis de serem alcançados.

A ação diurética da cafeína também é muito interessante para quem quer emagrecer. Isso porque, essa propriedade ajuda a se livrar da retenção de líquido e ainda a controlar a pressão arterial, o que é muito importante para pessoas que praticam atividades físicas.

Alimentos ricos em cafeína

A cafeína é encontrada principalmente no café, guaraná, cacau e em muitas plantas usadas para fazer chá, como a erva-mate. Ela também é um dos ingredientes principais de bebidas energéticas. Além disso, pode ser encontrada como suplemento esportivo.

Como consumir cafeína corretamente

Mesmo diante de tantos alimentos ricos em cafeína, é o café que está mais presente no nosso dia a dia. Que tal utilizá-lo a favor de seus objetivos? A bebida em si não é calórica, mas a forma como ela é consumida pode torná-la. Prefira consumir em sua versão pura, sem adição de açúcar, leite integral, creme ou outros ingredientes do tipo.

Se você estiver pensando em consumir algum suplemento à base de cafeína, consulte seu médico ou nutricionista para verificar se essa opção é a mais viável, isso porque o seu uso inadequado pode provocar alguns efeitos indesejados.

Dependendo da quantidade ingerida, a cafeína tem efeito de até oito horas no organismo. Por isso, o recomendado é consumi-la no começo do dia e antes das atividades físicas. Evite alimentos ricos da substância no fim da tarde, à noite ou perto de dormir.

Quando consumida de forma exagerada ou em períodos inadequados, a cafeína pode prejudicar o sono, fazendo com que você fique cansado, deixando seu organismo suscetível a doenças e ainda sem disposição para seguir a rotina de exercícios físicos. Como dormir bem também é importante para a recuperação dos músculos, o processo de hipertrofia ficará prejudicado.

Além disso, o consumo em excesso pode causar dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo e ainda prejudicar o coração. Portadores de doenças cardíacas, inclusive, devem evitar o seu consumo.

Para saber mais sobre outros alimentos que auxiliam na dieta, fique atento aos nossos posts!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.