Pela noite, o metabolismo desacelera, o gasto de energia é menor, por isso, a atenção com a alimentação deve ser redobrada. Os alimentos ingeridos no jantar e antes de dormir devem ser leves também para não atrapalhar o sono. Confira o que pode consumir e o que evitar na alimentação noturna.
O que evitar na ceia
Durante a noite, evite comer alimentos gordurosos como frituras, queijos amarelos, embutidos, entre outros. Além de calóricos, eles exigem uma digestão mais lenta, o que certamente prejudicará o seu sono. Café, chá preto, chá mate e outras bebidas à base de cafeína também devem ser evitados nesse período.
Alimentos permitidos para consumir à noite
O mais recomendado para consumir à noite são os alimentos leves e com nutrientes específicos para garantir uma boa noite de sono. O mais indicado é ingeri-los pelo menos duas horas antes de dormir, garantindo a completude do processo digestivo, o que evita complicações, como sono agitado e pesado.
Assim como em outras refeições do dia, o cardápio da noite também deve ser composto por todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Verduras, frutas, carboidrato e proteínas mais leves não podem faltar. Veja quais são as escolhas mais assertivas nesse período.
Leite e queijo branco
O leite é rico em triptofano, substância que estimula naturalmente a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar e também da melatonina, hormônio que regula o sono. Com essas características, a bebida é muito recomendada para ter um sono tranquilo para recompor as energias necessárias. Opte pelas versões desnatadas compostas por baixas quantidades de gorduras e calorias. Para adoçar, utilize o mel, que é um carboidrato simples e facilita a absorção dos nutrientes da bebida.
Como derivados do leite, o queijos brancos também proporcionam esses mesmos benefícios e são ótimos ingredientes para fazer o lanche da noite. Aposte na ricota, queijo minas frescal ou cottage para não atrapalhar a dieta.
Lanche natural
Práticos, os lanches naturais para o período da noite devem conter ingredientes nutritivos e também leves de serem digeridos. Prepare-os com pão integral e não se esqueça de incluir verduras e legumes. Como recheio, aposte em proteínas provenientes de carnes magras, como atum, peito de franco ou blanquete de peito de peru light.
Sopa
Leves e gostosas, as sopas de legumes e verduras são ideais para a refeição noturna, principalmente no inverno. Prepare cremes como o de mandioquinha, palmito e outros ingredientes que sejam nutritivos. Também está liberado acrescentar carne magra ao prato.
Suco de maracujá e chá de camomila ou erva doce
Tanto o maracujá quanto a camomila e a erva doce possuem componentes com efeito calmante. Ao ingeri-los no jantar ou ceia, você fica relaxado e pronto para usufruir de uma boa noite de sono. Por isso, são bebidas indispensáveis para o lanche da noite ou mesmo para tomar antes de dormir.
Saladas
Tanto as de verduras quanto as de frutas são ótimas pedidas para o cardápio noturno. Para torná-las alimentos completos, combine folhas verde-escuras, como agrião e rúcula, as de folha verde-claras, como alface, e acrescente legumes cozidos e carne magra grelhada.