Muitos se perguntam como ter disposição para treinar. Pois, ter pique é fundamental para alcançar bons resultados e evitar, também, riscos de lesões. No entanto, não é sempre que estamos dispostos e com pique para ir à academia. Isso, geralmente, acontece por consequência de uma alimentação incorreta e por uma rotina diária de estresse.
Então, mais importante até do que ter pique para puxar peso e suar a camisa, a alimentação saudável é fundamental para a saúde e bem estar do nosso corpo. Suplemento para dar força para malhar, suplementos para dar energia e disposição, vitamina para dar energia e disposição ou suplemento pré-treino, são inúmeros as formas possíveis de usar a suplementação a favor do seu corpo.
Por isso, buscamos responder algumas dúvidas e dar dicas sobre alimentação e suplementação para que você entenda como é fácil ter força para treinar. Confira!
Quer mais gás para malhar? Clique aqui, e veja as diversas opções de suplementação!
Como ter energia para malhar?
Se você não ingere a quantidade necessária de nutrientes diariamente e vitamina para dar carga antes do treino, principalmente se mantém uma rotina intensa de malhação, provavelmente não vai ter ânimo para treinar. Além disso, seu corpo ficará incapacitado de realizar tantos exercícios e ficará exposto a infecções, deficiências nutricionais. Podendo também, aumentar o risco de lesões musculares durante os treinos, além de faltar carga.
Por isso, é necessário manter uma boa alimentação, hidratação e suplementação para os treinos. Pois, a preparação pré-treino e pós-treino são importantíssimas para a saúde do atleta. Não apenas a suplementação adequada na quantidade correta, é necessário ingerir os alimentos certos.
Qual a importância da alimentação na prática de atividade física?
Praticar atividade física sem uma alimentação adequada deixa de ser algo saudável e passa a ser perigoso para o indivíduo. Portanto, veja a seguir dicas de alimentação que te darão muito mais força para treinar e te ajudarão a ter uma vida mais saudável.
Quais são os alimentos que dão energia antes do treino?
Comer antes de treinar é fundamental para garantir mais gás para o treino, mas não apenas isso. Quem pratica musculação e não se alimenta antes de ir para academia corre o risco de ter crise de hipoglicemia – falta de açúcar no sangue e, até, desmaiar. Além disso, quando não há nutrientes necessários para o corpo gerar potência, nosso organismo começa a queimar músculo fazendo com que ocorra perda de massa.
O que comer no café da manhã antes do treino
Para quem treina de manhã, antes de ir trabalhar, por exemplo, deve tomar um café mais leve, entre 30 e 90 minutos antes da malhação. Após as refeições mais pesadas (como café da manhã, almoço e jantar) deve-se esperar de 3 a 4 horas de digestão para poder realizar os exercícios.
O que comer no pré-treino
A alimentação pré-treino deve ser sempre mais leve, isso porque, para o processo de digestão, uma grande quantidade de sangue é enviada para o estômago, mas durante o treino outros músculos precisarão de irrigação sanguínea, causando um desequilíbrio e desconforto.
Exemplos de lanches pré-treino:
- Pão ou torrada integral com requeijão light ou queijo branco;
- Iogurte integral ou desnatado com aveia ou cereais integrais.
De forma geral, os alimentos integrais são excelentes para dar potência, já que são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Outros alimentos que garantem gás para a malhação são as batatas doces e o brócolis.
É importante lembrar, no entanto, que cada horário e intensidade de treino exige uma quantidade diferente de alimento.
Como manter uma alimentação diária saudável para ter mais energia?
A quantidade de comida e nutrientes ideal para cada pessoa varia de acordo com o objetivo, a rotina de treinos e a massa corporal de cada um. Por isso, o mais importante, é manter uma dieta que se encaixe nos seus objetivos e nunca copiar a dieta do vizinho ou colega de academia.
Quanto mais adequada for a sua dieta, mais os resultados irão aparecer, seja para quem deseja perder peso, ganhar massa, ou apenas definição muscular. De modo geral, a alimentação deve ser fracionada ao longo do dia, ou seja, aquela história que todo mundo já ouviu falar sobre comer de 3 em 3 horas é verdade.
Não se deve passar longas horas do dia sem comer, pois isso pode fazer com que você sinta muita fome e coma mais que o necessário depois. Aliás, é exatamente assim que a maioria das pessoas engordam de forma não saudável. A grande questão sempre é: o que comer? Essa resposta, no entanto, varia de pessoa para pessoa.
A alimentação diária terá impacto direto na sua disposição para treinar. Por isso, é importante cuidar da alimentação sempre e não apenas no pré e pós treino.
O que tomar para dar energia na academia?
Beber água a fundamental para ter gás e também prevenir cãibras durante os treinos. Por isso, beba bastante água, de forma fracionada, durante todo o dia e também durante os treinos. A quantidade ideal de água por dia varia de acordo com as condições individuais de cada pessoa, também com a intensidade do treino e as condições climáticas. Dias mais quentes, por exemplo, exige uma maior ingestão de líquidos.
Excesso de água pode prejudicar a malhação
No entanto, tome cuidado, pois o excesso de ingestão de água pode causar hiponatremia, que é tão prejudicial à saúde quanto a desidratação.
Quantidade mínima de ingestão de água por dia
Para saber a quantidade mínima que você deve ingerir de água por dia, faça uma conta simples, multiplicando seu peso por 35 ml. Ou seja, se você pesa 70 kg, multiplique 70 por 35, que será igual a 2,450. Isso significa que você deve ingerir aproximadamente dois litros e meio de água por dia. Ainda assim, para quem pratica atividade física, a quantidade deve ser maior do que o resultado do cálculo, lembre-se que esse é o mínimo.
O que tomar antes do treino para dar energia?
A suplementação também pode ser uma boa aliada de quem deseja mais gás para treinar, mas tome cuidado com exageros. Se você não sabe qual é a melhor suplementação pré-treino e está se perguntando o que tomar para dar potência antes do treino, precisa saber que existem vários tipos de suplementos que dão fôlego.
Porém, os suplementos de energia devem ser indicados por um nutricionista e ingeridos na dosagem correta. Alguns deles podem gerar liberação de cortisol, causando perda de massa magra, além de afetar os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.
Isso não quer dizer que você não pode usar, mas que deve procurar orientação médica antes de optar pelos suplementos de pré-treino.
O que tomar durante o treino para dar energia?
Existem diversos suplementos que podem ajudar a aumentar a gás durante o treino. Confira algumas opções:
1- Creatina Powder (150g) Optimum Nutrition
A creatina é um aminoácido que contribui no ciclo de geração de ânimo, permitindo mais gás e força de explosão nos treinos.
2-Caffeinex 420 (60CAPS) Atlhetica Nutrition
Suplemento de cafeína para atletas composto pela exclusiva MICROCAPS TECH (cafeína microencapsulada que garante a liberação imediata e gradativa da cafeína anidra).
3- Carb up gel
Auxilia o atleta a melhorar sua performance durante os treinos, retardando a fadiga, pois sua fórmula rica em carboidratos e assim mantém os estoques de glicogênio.
4- Dextrose (1000g) Max Titanium
Tem elevado índice glicêmico e entra na corrente sanguínea sem necessidade de digestão. É capaz de ser absorvida muito rapidamente e assegurar um ganho de intensidade praticamente imediato.
5- Energel Black (10 sachês-30g) Body Action
É indicado para atletas de todas as modalidades esportivas que necessitam de uma boa fonte de potência para otimizar a performance durante o treinamento ou competição.
Este artigo foi originalmente publicado em 15 de fevereiro de 2017 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.
Muito bom as dicas .
Como vou começar a malhar essas dicas vai me ajudar muito .
Um grande abraço.