Coisas que só quem treina vai entender

Se você treina faz tempo, é provável que você já tenha uma rotina bem definida. Com o passar dos meses, você conhece pessoas como você, com os mesmos objetivos e as mesmas demandas. Se você for um praticante antigo, verá como a rotina de treinos tem várias peculiaridades que só quem está nesse mundo entende. Ás vezes, as pessoas fora dessa rotina não sabem sequer o nome dos aparelhos. Como podemos conversar com elas? É provável que elas precisem de uma aula de academia para se formar no seu mundo.

Você acordou cedo para treinar, comeu mais do que o necessário e se sentiu mal na academia, ou passou a levar sua garrafinha de água com você todos os dias para seu local de trabalho? Se a resposta for sim, você é um dos praticantes da academia. É comum que, no começo, você ainda esteja meio tímido quanto a rotina e aos termos usados pelos praticantes. É com o passar do tempo que você vai se transformando e entrando de cabeça nessa realidade.

Só quem treina pesado se identificará com isso

 

Esse post é exclusivo para quem já é do mundo das academias, da malhação, dos treinos toda semana e da alimentação controlada. Se você se enquadra nesses conceitos, se prepare. Separamos uma lista de coisas que só quem treina vai entender. Se divirta com a gente e relembre seus melhores momentos dentro da academia.

1. Comer muito depois do treino: quem treina toda semana já sabe que o horário de chegar em casa é o horário da fome. Quando você sai da academia, você sente uma fome que achava quem nunca ia sentir. A resposta para esse problema é mais simples do que parece. Seu corpo se submeteu a um stress muito grande e precisa se recuperar o mais rápido possível. Depois que você para com os exercícios, todos os efeitos começam a se mostrar. É por isso que, enquanto você treina, você não sente essa fome toda. De qualquer forma, esse é um fato engraçado de quem frequenta academias. É capaz de você chegar em casa e comer todas as compras da semana.

2. Estar pesado X estar gordo: quem vai muito para academias e fala muito sobre os treinos já sabe. Pesado não significa estar gordo. Mas quem disse que as pessoas entendem isso? Quando você fala seu peso, as pessoas se assustam, porque elas acham que uma pessoa que malha muito deveria pesar menos. Você sabe que malhar não serve apenas para perder alguns quilos, mas as pessoas não costumam associar a academia ao ganho de massa muscular. Só quando você começar a pegar forma que isso vai mudar, porque as pessoas vão começar a ver mesmo os resultados. Enquanto isso, você terá que continuar explicando que ganhar peso não é engordar.

3. Ter que colocar proteína em tudo: quando você começa a integrar o mundo das academias, você aprende vários nomes e funções que você nem sabia que existiam. É só nessas horas que você entende, por exemplo, para que serve a albumina ou onde colocamos o Whey. Quem não frequenta academias conhece as marcas mais famosas de suplementos e estimulantes de treino, mas ninguém entende sobre eles. Você vai ter que continuar tirando o preconceito das pessoas sobre isso, preparando receitas improvisadas para conseguir colocar mais proteína e comprando várias latas diferentes com vários nomes em inglês.

4. Todos acham que você gosta de sentir dor: já é um clássico ouvir que fazer academia dói e que os praticantes são pessoas que gostam de dor. É até comum que você passe a distinguir a dor boa, aquela dor que dá nos treinos e que significa que você está pegando mais peso, da dor ruim, que é basicamente qualquer outra. Sentir dor não é bom, claro. Mas você terá que explicar que a recompensa dessa dor é muito boa, que os resultados só tendem a melhorar e que a dor é necessária para que você cresça e ganhe massa. É simples: se não está doendo, não está crescendo. Fim de papo e sem mais perguntas.

5. Ser estranho pelos seus hábitos: se você realmente está focado na academia, você pode ter que evitar alguns hábitos populares. Um deles, por exemplo, é beber. Você já foi em um bar e teve que ficar explicando a sua razão para não estar bebendo uma cerveja? Se sim, pode se acostumar. A tendência é que você tenha que fazer isso com uma enorme quantidade de coisas. Quando você vai sair para um restaurante, é ainda pior. Não pode comer alguns tipos de gordura, não pode ingerir nada com álcool e você deve evitar coisas muito calóricas.

6. Focar nas suas metas: você deve ser o mais motivado de todos os seus conhecidos, simplesmente por você ter uma meta na academia e não desistir dela. Você faz esforços toda semana, continuamente, para alcançar seus objetivos. Isso já é mais do que a maioria das pessoas faz. Todos ficam surpresos porque você não desistiu no primeiro mês? Parabéns, você já está dentre os participantes do mundo da academia.

7. Seu personal vira seu melhor amigo: se as pessoas estranham você ter uma relação tão boa com seu professor, você provavelmente está falando de um personal. A maioria das pessoas que frequentam academia tem uma amizade incompreendida com o treinador, e tem que explicar que ter um personal não é como ter um professor particular. Vocês dividem notícias dos seus dias, metas alcançadas e até seu almoço antes de ir treinar.

8. Ser o abridor oficial de potes: você é forte, tem músculos visíveis e um corpo bem trabalhado. Por isso, as pessoas vivem te pedindo para abrir um pote mais duro, forçar um abridor ou desemperrar uma porta. Você deve até estar acostumado a ter uns calos nas mãos. E falando neles, é comum que você fique com as mãos mais ásperas por causa dos treinos pesados, das barras que você tem que segurar ou do esforço para fazer a rotina de braços. Essa já é uma coisa normal para quem treina toda semana.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.