O composto NO2, o óxido nítrico, é um gás natural formado por oxigênio e nitrogênio. Sua principal função está relacionada com a melhora do desempenho físico por diminuição do catabolismo – fadiga muscular.
Este suplemento promove melhora dos processos do metabolismo do atleta, com a atividade física, uma vez torna os músculos capazes de produzir energia por mais tempo durante o treino. Não é a toa que esses tipos de suplementos estão sendo um dos mais procurados em todo o mundo.
Como ele age?
O óxido nítrico promove a vasodilatação – processo de dilatação dos vasos sanguíneos. Quando isso ocorre, a parte interna dos vasos sanguíneos se dilatam aumentando o fluxo de sangue. Esse plasma é o canal em que os aminoácidos, hormônio de crescimento (GH), testosterona, vitaminas e insulina são transportados dentro do organismo. Ou seja, quanto maior o fluxo sanguíneo, maior e mais eficaz será a quantidade de substâncias despejadas nos músculos dos atletas. Dessa maneira, mais rapidamente ele irá se recuperar.
Benefícios do Óxido Nítrico
Fazer exercícios físicos sob o uso de suplementação com óxido nítrico aumenta a capacidade do organismo em tomar glicose (açúcar) como combustível energético. O efeito disso, é que além da melhora do treino, o atleta queima calorias como fonte de energia, e substitui gordura por massa magra, ou seja, por músculos.
Outro grande ganho do óxido nítrico é a melhora na performance de exercícios aeróbicos. Quando a pessoa pratica esse tipo de exercício, seu corpo precisa de mais oxigênio que o normal, o tempo todo. Quando isso não ocorre da maneira correta, o indivíduo perde rendimento e provavelmente terá câimbras. Quando o atleta está sob o uso do NO2, isso não acontece e sua resistência é estendida.
Além de todos esses benefícios, esse tipo de suplemento também atua na recuperação pós-treino, que se torna mais rápida e eficaz.