A nutricionista Elissa Cunha, Consultora Científica da Atlhetica Nutrition, aponta pelos menos quatro ótimos motivos para aumentar a ingestão de água.
Você já percebeu que a água sempre é a primeira dica na lista das dietas? E será que tem esse benefício? Vamos lá!
Algumas funções conhecidas da água:
- Transportar nutrientes para as células
- Transportar produtos indesejáveis que serão eliminados pelos rins
- Regular a temperatura corporal
- Inibir o ADH (hormônio responsável por te deixar retendo líquidos pelo acúmulo de toxinas).
Beber mais água aumenta o metabolismo
Estudos feitos com pessoas já em dieta para perda ou manutenção do peso sugerem um efeito de redução com consumo de água aumentado. Além disso, beber 500 ml de água aumenta a taxa metabólica em 30% após 10 minutos do consumo, tanto em homens como em mulheres. Ou seja, você gasta mais calorias por dia! Bom né?
E, por falar em números, o aumento da ingestão de água em 1,5 litros ao dia aumenta o gasto energético diário em aproximadamente 200 KJ. Em um ano, aumentaria o gasto de energia em 73.000 kJ (17.400 kcal), o que equivalem a um conteúdo energético de 2,4 kg de tecido adiposo.
Os substratos que alimentaram o aumento da taxa metabólica diferem entre homens e mulheres. No estudo realizado, em homens, beber água levou a um aumento acentuado na queima de gorduras e, em mulheres, dos carboidratos.
Mais água no corpo também ajuda na perda de peso
Outro estudo feito em mulheres com excesso de peso descobriu que durante um período de 12 meses e um aumento de um litro na ingestão diária de água resultou em um extra de 2 kg de perda de peso. Estas mulheres não fizeram mudança no estilo de vida. Apenas beberam mais água.
Algumas pessoas afirmam que beber água antes de uma refeição reduz o apetite.
Na verdade, parece haver alguma verdade por trás disso, mas quase exclusivamente em adultos de meia-idade e idosos.
Estudos de adultos mais velhos demonstraram que beber água antes de cada refeição pode aumentar a perda de peso em 2 kg durante um período de 12 semanas.
Em um outro estudo, os participantes de idade avançada com excesso de peso e obesos que bebiam água antes de cada refeição perderam 44% mais peso, em comparação com um grupo que não bebia mais água.
Outro estudo, ainda, mostrou que a água antes do café da manhã reduziu a quantidade de calorias consumidas durante a refeição em 13%.
Embora isso possa ser muito benéfico para pessoas de meia-idade e idosos, estudos de indivíduos mais jovens não mostraram a mesma redução na ingestão de calorias.
A água também melhora o funcionamento do intestion
Beber água junto de alimentos fibrosos também aumenta a formação do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino, promovendo um aumento do movimento peristáltico gástrico e uma diminuição do tempo de permanência do alimento no intestino, o que também pode favorecer o processo de emagrecimento.
Parte do aumento no gasto energético pode ser devido à energia necessária para aquecer a água da temperatura ambiente à temperatura corporal (500 ml × 15 C = 7500 cal = 30 KJ). O gasto energético calculado atribuído ao aquecimento da água acompanhou de perto a diferença entre o efeito termogênico de 22 C de água e 37 C de água. De fato, a termogênese induzida pelo consumo de água é um componente importante e não reconhecido do gasto energético diário. Além disso, o aumento do consumo de água é uma mudança comportamental simples e barata que pode ser recomendada como componente de uma dieta hipocalórica para, possivelmente, aumentar os resultados da perda de peso.
Outro benefício potencial para a saúde desta estratégia é o estado de hidratação melhorado, uma vez que a ingestão habitual de fluidos na nossa população estava bem abaixo das diretrizes atuais.
Assim, os nossos resultados sugerem benefícios do aumento do consumo de água para o controle de peso e saúde entre os adultos de meia-idade e mais velhos.