Hoje em dia, se exercitar virou algo bem comum, com certeza você deve gastar horas e horas da semana praticando exercícios físicos que para cuidar da saúde e da estética, não é mesmo?! Por falar em estética, muitos praticantes de academia buscam sempre um corpo mais atraente e musculoso, para isso fazem uso de diversos métodos que propiciem este efeito, como as famosas dietas para ganhar massa muscular.
Mas, o que consumir em uma dieta para ganhar massa muscular? São permitidos alguns alimentos com valores nutricionais pré-estabelecidos e que contém proteínas e ainda algumas outras substâncias favoráveis ao organismo de quem quer aumentar a massa muscular.
Para te ajudar, preparamos este post com informações sobre esta dieta e quais os alimentos permitidos, sendo que você ainda irá saberá quais as quantidades certas de nutrientes e minerais permitidos por dia para que você possa ter um rendimento ainda maior na academia e conseguir resultados satisfatórios no menor período possível! Vamos lá!
Por onde começar
Você sabe qual a estratégia utilizada pelos grandes atletas para conseguirem ganhar massa muscular com êxito? Se ainda não souber, iremos te falar agora! A principal vertente que eles seguem é introduzir alimentos que facilitam o ganho de massa na dieta de todos os dias, levando em conta instruções e informações referentes à eles em individual, pois todo metabolismo funciona de uma forma diferenciada, assim eles conseguem alcançar um nível maior de massa muscular com mais facilidade, pois encontram nestes superalimentos uma fonte de substâncias que propiciam isso, além de aliados na hora do treino, maximizando os resultados.
Muitas pessoas deixam de pensar na dieta, e acabam achando que somente com o treino vão conseguir resultados satisfatórios. Na verdade, infelizmente, eles estão redondamente enganados! É preciso balancear as refeições e preparar cardápios que estejam enquadrados nas necessidades nutricionais de um indivíduo que se esforça na malhação aguardando como resultado o ganho de massa muscular.
Conhecida como dieta da hipertrofia, a dieta para o ganho de massa muscular tem ganhado o mundo e pode variar de pessoa para pessoa, pois depende muito de como funciona o seu corpo de forma individual, sendo assim o mais recomendado é que você procure um profissional especializado no assunto tire todos as suas dúvidas e em seguida peça que ele lhe oriente sobre quais são so melhores métodos e alimentos a serem adotados para o seu ganho de massa, esse profissional pode ser um nutricionista que você queira.
– Isso quer dizer que não irei saber quais os alimentos que posso consumir para o ganho de massa neste post?! – Claro que você vai conhecê-los afinal em toda dieta existem aquelas dicas que valem para a maioria das pessoas, sendo assim iremos citar aqui apenas os superalimentos, aqueles que são prescritos para todos e que agem com ainda mais rapidez e eficiência, por terem condições nutricionais que os propiciam este efeito! Junto à isso ainda estaremos dando informações e instruções de como agir em uma deita para ganho de massa.
Como ganhar massa muscular
Para ganhar massa muscular, como já explicamos acima, você deve seguir uma dita balanceada em alimentos que te ajudarão a alcançar este resultado, aliado a isto você deve se exercitar na medida certa para o seu organismo, com os treinos específicos, e ainda descansar o tempo que for necessário para que seu corpo possa trabalhar todas as informações recebidos ao longo do dia no organismo. É um tripé, onde nenhuma parte pode ser pulada ou desmerecida, e nada de não querer parar para descansar, ok?! Pois isto é fundamental para que seu copo consiga se recuperar dos treinos e construir os músculos que você tanto sonha em ter!
Já, na dieta, você deve consumir bastante proteína, carboidrato e lipídio. A proteína deve ser consumida em toda e qualquer refeição, pois ela é a substância que fornece os aminoácidos, uma espécie de material de construção dos seus músculos. Tente comer com mais frequencia as proteínas de alto valor biológico, pois são elas que têm os aminoácidos essenciais para todo o corpo e também para o ganho de massa muscular.
O carboidrato, por sua vez, é a principal fonte de energia do corpo, e sem ele vai ficar difícil conseguir ter disposição suficiente para enfrentar uma rotina de treinos pesados que são necessários para o ganho de massa com sucesso, podendo Sr ingerido (e recomendamos que seja) durante a atividade física e depois dos treinos. O lipídio também ajuda o seu corpo a gerar energia, e funciona como um aliado dos carboidratos. Os lipídios também estão envolvidos na produção de um hormônio muito importante: a testosterona, com ele você será capaz de maximizar os efeitos do ganho de massa muscular e ainda fazer com que você obtenha o seu resultado com mais rapidez. É mais indicado que você consuma gorduras mono e poli-insaturadas, como as que vêm de fontes vegetais e ainda dos peixes.
Efeitos rápidos são possíveis?
Seria bem complicado responder isto, pois afinal existem sim alguns métodos que vão te fazer conseguir ganhar massa com facilidade e rapidez, no entanto eles não são indicados, por serem extremamente nocivos à sua saúde. Sendo assim, você terá mesmo de se esforçar e esperar com determinação a chegada do momento certo para exibir seus músculos através de dietas como a que estamos falando, muito treino e descansos periódicos.
Este método sim vale muito à pena, além de ser extremamente saudável como um todo. Vale lembrar ainda que métodos que prometem ser rápidos vão embora com o tempo e te deixam com sequelas horríveis, enquanto métodos mais tradicionais e viáveis vão maximizar seus resultados e se efetivarem no seu corpo de forma ate satisfazer com os efeitos!
Para ganhar massa muscular
Agora iremos dizer quis são os alimentos que vão te ajudar a conseguir ganhar massa muscular com mais eficiência. Vamos nessa!
Alimentos
- Sardinha: é um alimento um tanto comum, mas que traz efeitos extremamente satisfatórios para quem faz uso. Ela é fonte de proteína de alto valor biológico e ainda tem coenzima Q10 e ácido-graxo ômega 3, uma gordura boa que tem ação anti-inflamatória.
- Ovo: isso mesmo, o ovo! Tem vitaminas do complexo B, é fonte de gordura monoinsaturada e ainda marca com a presença da albumina, uma proteína de altíssima qualidade que se encontra na clara do ovo.
- Arroz e feijão juntos: os aminoácidos desta refeição são perfeitos para o seu ganho de massa muscular com eficiência, além de trem uma fonte de carboidratos bons bem presente.
- Banana: a banana fornece energia, por ser fonte de carboidrato, e ainda tem potássio mineral para evitar que voe tenha câimbras durante ou depois dos treinos.
- Batata-doce: claro que ela não poderia faltar nesta listinha, não é mesmo?! A batata-doce é riquíssima em carboidrato de baixo índice glicêmico, fazendo com que você tenha energia constante. Ela pode ser encontrada na forma de pó como um suplemento.
- Óleos vegetais: azeite e demais óleos vegetais são uma boa pedida nas suas refeições. Eles são responsáveis por ácidos graxos insaturados, que vão te fornecer o ômega 3, 6 e 9 de uma vez só!