Se você decidiu abandonar de vez o sedentarismo e se matriculou em uma academia ou colocou o seu corpo em movimento em qualquer outra atividade, muitas dúvidas podem começar a surgir. Uma delas é relacionada aos termos aeróbicos e anaeróbicos. Afinal, o que eles significam? Para quem cada um deles é mais indicado? Qual contribui com o emagrecimento? Para te ajudar a responder todas essas questões, elaboramos a matéria abaixo com todas as informações que você precisa. Confira!
Características dos exercícios aeróbicos
A principal característica que difere os exercícios aeróbicos dos anaeróbios é o tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado durante a realização do treino. Em outras palavras, seria a fonte de energia usada pelos músculos.
No treino aeróbico, o oxigênio é a fonte utilizada para suprir a necessidade de energia dos músculos. Nesse caso, o oxigênio serve como fonte de queima dos substratos que irão produzir o “combustível” das células musculares, para que elas possam realizar as contrações ao longo da atividade.
Portanto, quando se trata de treinos aeróbicos, o oxigênio é principal fator que o caracteriza. Além disso, ele também é considerado um exercício contínuo (sem pausas ou repetições), de longa duração e de baixa a moderada intensidade. Ou seja, ele não tem “explosões” de força, pois a energia é gasta no decorrer da atividade e não de uma só vez. É por isso que ela possui uma duração maior, podendo ser realizada por vários minutos, chegando a uma hora ou mais.
A atividade aeróbica também estimula o sistema cardiorrespiratório, e por essa razão várias vezes é nomeada como exercício cardio. Ela ainda atua sobre o sistema vascular e influência no metabolismo.
Entre as atividades aeróbicas mais comuns podemos citar:
- Caminhada;
- Corrida;
- Pedalada;
- Natação;
- Dança e entre outros.
Limpar a casa, subir e descer escadas, andar, brincar com as crianças… Essas também são consideradas atividades físicas aeróbicas, mesmo que sejam mais suaves!
Características dos exercícios anaeróbicos
Como você deve desconfiar, os exercícios anaeróbicos são completamente o oposto dos aeróbicos. O treino anaeróbico, ao contrário do aeróbico, não depende do uso do oxigênio para conseguir energia para as células musculares.
Outra característica dele é o esforço intenso exigido durante a sua prática, pois envolve um número menor de músculos. Diferente do exercício aeróbico que pode ser realizado por mais tempo, a atividade anaeróbica é de curta duração e alta intensidade, além de produzir ácido lático.
Os principais benefícios desse treino é a melhora da resistência e do desempenho físico, fortalecimento do sistema imunológico e, especialmente, o ganho de massa muscular (hipertrofia).
Os exemplos de exercícios anaeróbicos são:
- Musculação;
- Arremesso de peso;
- Corrida de 100 metros rasos;
- Saltos e entre outros.
Qual o melhor treino para emagrecer?
A maioria das pessoas sabem que, para a construção muscular, os exercícios anaeróbicos – como a musculação – são alternativas melhores. Mas, e quando se trata de perda de peso: é melhor partir para a musculação ou para uma atividade aeróbica, como a caminhada ou dança?
Primeiramente, é preciso deixar claro que ambas as categorias de treinamento proporcionam benefícios para a saúde. Para o emagrecimento, os dois tipos são eficazes na queima de gordura, pois ativam o metabolismo.
Também vale destacar que cada um contribui de uma forma com a perda de peso. Enquanto o treino aeróbico é capaz de metabolizar gorduras durante a atividade para que possa gerar a energia necessária; no exercício anaeróbico há uma maior queima de gordura no período pós-treino, fenômeno chamado de “after burning”.
Por esses motivos, o mais indicado é iniciar um programa completo de exercícios físicos, que envolva atividades aeróbicas e anaeróbicas, além da reeducação alimentar. Dessa forma, além de enxugar os quilos extras, você também melhora a sua capacidade respiratória, cardíaca, fortalece seus músculos, ganha resistência e define a musculatura.
Agora que você conheceu as diferenças entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos, e sabe que o melhor programa de treinamento é aquele que inclui ambas as modalidades; aproveite para conhecer mais sobre esse universo da boa forma conferindo o nosso Guia da Suplementação. Assim, você descobre quais os melhores suplementos para te ajudar a alcançar os seus objetivos com mais facilidade.
Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos e aproveite para deixar o seu comentário abaixo contando como é a sua atual rotina de treinos!