Hoje muito já se sabe que a prática da musculação e de atividades físicas em geral está diretamente relacionada à benefícios ligados especificamente à saúde do corpo.
Mas ainda que cientificamente falando, será que temos benefícios comprovados sobre a prática da musculação que também são direcionados à saúde mental?
Nesse artigo vamos entender melhor a resposta da mente diante desse estilo de vida, e como ela pode mudar a sua percepção em diversas situações do cotidiano.
Primeiramente vamos levantar dois estudos:
Um artigo americano com resultados provenientes de 33 diferentes testes clínicos com 1.877 pessoas identificou que o treino de resistência teve o efeito de contrariar sintomas de depressão, tais como sentimentos de insignificância, falta de humor e perda de interesse
geral.
Já outro estudo concluiu que a musculação pode ter um papel importante no controle da ansiedade humana, reduzindo ou até eliminando o uso de remédios ansiolíticos, auxiliando também na produção de três outros hormônios principais da felicidade: serotonina, dopamina e ocitocina.
Mas além disso, talvez o mais interessante a se observar seja a semelhança que o esporte traz com outras situações reais da vida: se auto desafiar e vencer metas conquistando resultados mesmo diante das dificuldades.
Para melhor exemplificar isso, tivemos um fato interessante na história do Mr.Olympia, o maior torneio de fisiculturismo da atualidade. Em 2017, Phil Heath, o ganhador da competição, deu um dos discursos mais fortes de sua carreira e falou um pouco sobre como
foi sua preparação para ganhar o troféu.
Ele disse que nos dias mais difíceis, ele treinava até o limite. Vendo fotos de Schwarzenegger, Ronnie Coleman e daqueles que o inspiravam. No final de cada série, Phil dizia sempre: “Uma repetição a mais”. E ainda segundo ele, isso o fazia se colocar na melhor posição para conseguir vencer, dizendo que é assim que se deve encarar todas as situações da vida.
Com um conselho de um dos maiores vencedores da competição, podemos concluir apontando que a musculação vai além do ganho de saúde e de estética. Ela funciona como um “molde” para que a mente possa encarar outras situações na vida que também necessitam de um esforço maior, da mesma forma de quando se precisa de “uma repetição a mais”.
Se você gostou, ou se tem alguma sugestão sobre este tema que possamos escrever futuramente aqui no blog, deixe nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós.