Quando falamos em gordura, a maioria das pessoas imediatamente associam a algo ruim e que deve ser eliminado completamente da alimentação, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Existem alguns alimentos que são ricos em gorduras boas, capazes de melhorar a circulação sanguínea, prevenir doenças do coração, além de reduzir os índices de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).
Antes de mais nada, no entanto, é importante entender a diferença entre os tipos de gorduras. As chamadas ruins são: as gorduras saturadas, de origem animal; e as trans, que estão presentes em alimentos processados e ultraprocessados e são produzidas industrialmente. Para evitar esse tipo de gordura, fique longe de alimentos industrializados, como salgadinhos, congelados, bolachas e biscoitos, margarina, leite integral, sorvetes e etc.
Isso não quer dizer, contudo, que você não pode comer esses alimentos e sim que deve usar o bom senso e consumir com moderação. Em excesso, esse tipo de gordura pode causar diversos danos à saúde, como a elevação do LDL, aumento das chances de enfarto e outras doenças cardíacas, além do entupimento das artérias.
Mas existem também as gorduras chamadas boas, que são as gorduras insaturadas. Além de ajudarem a dar mais sabor aos alimentos, esse tipo de gordura faz bem à saúde, melhorando a circulação e prevenindo doenças cardiovasculares, como já citamos anteriormente, além de reduzir o triglicerídeo sanguíneo, melhorar o sistema imunológico e ajudar na saúde do sistema nervoso, melhorando a concentração e prevenindo doenças neurodegenerativas.
Veja a seguir 08 alimentos ricos em gorduras boas:
1. Abacate
O abacate pode ser consumido por quem está de dieta e quer emagrecer. Apesar de ser rico em gorduras, essa fruta possui uma grande quantidade das chamadas gorduras boas, como o ômega 6, ômega 7 e ômega 9, além de conter vitamina E. Além disso, esse alimento é conhecido por combater o estresse, isso porque possui altos índices de beta sitosterol, uma substância importante no controlar a ansiedade e outros problemas relacionados ao estresse, podendo até ser eficaz para reduzir os sintomas da TPM.
Mesmo com tantos benefícios, lembre-se que todo e qualquer alimento deve ser consumido com moderação. Os nutricionistas, geralmente, indicam comer o abacate como lanches em intervalos de refeições ou à noite.
2. Açaí
O açaí é excelente opção para quem deseja diminuir os níveis de colesterol no sangue, pois além de ser fonte de gorduras boas, ele é rico em vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e magnésio e Vitamina E. Entre os inúmeros benefícios oferecidos pela fruta, o açaí ajuda a prevenir doenças do coração, úlcera e câncer de estômago. No entanto, é preciso tomar cuidado com a forma de consumir. Muitos locais oferecem a fruta adoçada com xarope de guaraná, além de misturar com leite condensado e aumentar o valor calórico do alimento.
3. Azeitonas
Você deve estar se perguntando, quais azeitonas fazem bem à saúde, já que existem tantas opções no mercado? E a resposta é bastante simples, todas. Isso mesmo, todos os tipos de azeitonas possuem nutrientes benéficos à saúde, além de gorduras boas e essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Ricas em vitaminas e mineiras, as ajudam a manter o equilíbrio do sistema nervoso, além de baixar os níveis de colesterol ruim e ter ação antioxidante.
Apenas tome cuidado na hora de comprar, pois, na maioria das vezes, as azeitonas são conservadas em salmouras e, por isso, possuem grande quantidade de sódio. Prefira as conservadas em azeite ou, quando for preparar um alimento, lave bem as azeitonas para retirar um pouco do sal.
4. Peixes
Os peixes são ricos em ômega 3 e proteínas de fácil absorção, sendo considerado o mais saudável dentre todos os tipos de carne. Além disso, o peixe também é rico em vitaminas que ajudam na prevenção de doenças, como a osteoporose. No entanto, para que seus nutrientes sejam preservados, deve-se ter cuidado na preparação. Prefira sempre os assados, grelhados ou, até mesmo, cru e evite as frituras. Quanto menos óleo for utilizado na cocção melhor.
5. Amêndoas
A amêndoa é um alimento poderoso, que contém, além das gorduras boas, vitaminas E, B1 e B12 e é rica em proteína, cálcio e fósforo, podendo ser utilizada na dieta de atletas e pessoas que desejam ganhar massa muscular. Entre os benefícios oferecidos por esse alimento, está a diminuição dos riscos de tumores e o controle da pressão arterial.
Assim como todos os alimentos, deve ser consumido com moderação, podendo utiliza-las na preparação de saladas, arroz e, até mesmo, de algumas carnes.
6. Nozes
Ricas em ômega 3 e ômega 6, além de zinco, potássio e vitaminas C e E, as nozes ajudam no combate ao diabetes, reduzem o risco de doenças cardíacas, melhoram o funcionamento do cérebro, reduzem o estresse e fazem muito bem a pele. Por ser muito calórica, no entanto, a noz deve ser consumida também com moderação e pode ser utilizada na preparação de diversos alimentos. O mais indicado é utiliza-las em saladas.
7. Semente de linhaça
Conhecida por ser a mais rica fonte de ômega 3 na natureza, a linhaça ajuda quem tem problemas com prisão de ventre, controla os níveis de açúcar no sangue, diminui o colesterol ruim, previne doenças cardiovasculares, além de ser muito indicada para pessoas que estão tentando emagrecer, já que é um alimento fibroso, que aumenta a sensação de saciedade.
O mais indicado é optar pela semente de linhaça dourada ou marrom, podendo ser incluídas em vitaminas e sucos ou, até mesmo, trituradas para usar em saladas e outros pratos.
8. Semente de chia
Assim como a linhaça, a chia também é uma semente que está na moda e não é à toa. Rica em magnésio, cálcio e ferro, a semente é eficaz na prevenção de doenças ósseas, além de possuir grandes quantidades de fibra, ajudando a digestão de alimentos e sendo muito eficaz no combate a prisão de ventre. Sendo assim, também é indicada para ajudar na perda de peso.
Sua gordura boa também é o ômega 3, que além de ajudar no bom funcionamento do organismo, combate a diabetes e doenças cardiovasculares. A indicação geral é consumir entre duas a quatro colheres de sopa de semente de chia por dia para obter resultados. No entanto, o mais aconselhável sempre é consultar um nutricionista ou médico para uma dieta adequada ao seu perfil.
Muito boa as informações, pois tenho um rapaz de 19 anos com o metabolismo acelerado, e preciso que de forma saudável ele ganhe peso, sem gordura ruim.
Nao tenho plano de saude e nao encontro especialista que seja tão sensitivo com a necessidade dele.
Muito útil.
Grata
Katiuscia – 41- 99603-5874