Uma alimentação rica em proteínas é essencial tanto para quem procura aumentar a massa magra quanto para as pessoas que necessitam perder e controlar o peso.
As proteínas são fontes dos aminoácidos necessários para a constituição muscular e para a reparação dos músculos após a prática de atividades físicas, além de serem responsáveis pela manutenção do sistema imunológico, produção e síntese de hormônios, e tantas outras funções essenciais para o funcionamento do organismo humano.
Além de whey protein, um dos suplementos com as maiores concentrações de proteínas de alto valor biológico e umas das maiores fontes de aminoácidos essenciais, alguns alimentos são ricos em proteínas e podem turbinar a sua dieta. Confira!
Fontes de proteína animal
Carne vermelha: aproximadamente 25g de proteína a cada 100g ingeridos. Contém aminoácidos essenciais, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e ácidos graxos essenciais. Dê preferência aos cortes magros.
Frango: 19g de proteína para cada 100g ingeridos. Contem aminoácidos essenciais, ferro, fósforo, zinco, manganês, fósforos e vitaminas, incluindo as do complexo B. Consuma preferencialmente o peito sem a pele, região que é rica em gorduras.
Salmão: aproximadamente 20 g de proteína para cada 100g ingeridos. Rico em ômega 3, triptofanos, vitamina D, selênio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Ovo: 21 g de proteína para cada 4 claras ingeridas. Atente-se ao consumo da gema que é rica em gordura. As claras dos ovos são ricas em albumina.
Fontes de proteína vegetal
Soja: 12,5g de proteína a cada 100g ingeridos. Contem cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas K, E e C.
Quinoa: 12g de proteína a cada 100g ingeridos. Contem fósforo, ferro, cálcio, ômega 3 e 6, e vitaminas do complexo B.
Tofu: 8,5 g de proteína para 100g ingeridos. Excelente fonte de triptofanos, além de ser fonte de ferro, manganês, cobre, fósforo, cálcio, magnésio, selênio e ômega 3.
Feijão: 6,6g de proteína para 100g ingeridos. Contem vitaminas, em especial do complexo B, ferro, ferro magnésio e cálcio.
Todos os alimentos devem ser consumidos junto a uma dieta balanceada. Para melhores resultados, devem ser preparados sem adição de óleo ou gorduras. Para identificar o aporte necessário de proteínas para alcançar sua meta (ganho de massa ou perda de peso), consulte um nutricionista, que saberá elaborar o cardápio ideal para seus objetivos.
Muito bom essas dicas gostaria que postassem algo sobre dietas.
obrigada pelas dicas!
Parabéns pelo post