Alimentos termogênicos turbinam sua dieta

Dieta

Sempre que o assunto é perda de peso, é de conhecimento geral que a equação para emagrecer é uma das mais simples possíveis: é preciso “queimar” uma quantidade de calorias maior do que se ingere.

Mas, o que na teoria pode parecer óbvio e descomplicado, na prática traz uma série de dificuldades – e frustrações – para quem deseja emagrecer. Muitas pessoas podem encontrar dificuldade para eliminar a gordura corporal e perder peso, e isso pode estar ligado ao ritmo do metabolismo de cada indivíduo. Contudo, existe uma categoria de alimentos que pode ajudar qualquer pessoa a turbinar a queima de calorias: os termogênicos, também conhecidos como queimadores de gorduras.

Como agem os termogênicos?

Os alimentos termogênicos possuem substâncias capazes de acelerar o gasto energético. Em termos simples, eles são capazes aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo, e consequentemente, aumentando a quantidade de calorias que seu corpo vai gastar para realizar suas atividades.

Contudo, a ingestão dos termogênicos deve estar aliada a exercícios físicos. Sozinhos, eles também são benéficos, mas, se ingeridos antes de uma atividade física e combinados com uma dieta adequada, potencializam a queima das calorias e gorduras, além de dar mais disposição durante o treino. Além dos suplementos termogênicos, que possuem uma alta concentração das substâncias responsáveis pela aceleração do metabolismo, os alimentos termogênicos in natura também podem colaborar para enriquecer a dieta de quem está em processo de eliminação de peso.

Quais são os alimentos termogênicos?

Pimenta vermelha: contem grandes quantidades de uma substância chamada capsaicina, que pode aumentar a atividade metabólica em até 20%.Mas para isso é necessário ingerir ao menos 3 gramas de pimenta vermelha por dia.

Gengibre: duas fatias pequenas por dia podem elevar o gasto calórico em até 10%. Pode ser consumido cru ou como tempero para carnes e saladas.

Chá verde: além de ser um excelente antioxidante, o chá verde também têm substâncias capazes de acelerar o metabolismo. Para que comece a surtir efeito no organismo, deve ser ingerido diariamente e por um período superior a 60 dias. Ele também é rico em cafeína, e seu consumo exagerado pode causar insônia.

Canela: além de saborosa, a canela também aumenta a velocidade com que o metabolismo trabalha e queima calorias, já que é rica em cálcio mineral. Uma colher de chá rasa de canela em pó por dia é suficiente para polvilhar frutas e ajudar no emagrecimento.

Chá de hibisco: essa flor é capaz de elevar a temperatura corporal durante sua digestão e colabora para acelerar o metabolismo. Uma colher de sopa é suficiente para preparar 1 litro de chá, quantidade diária recomendada para auxiliar na perda de peso.

Água gelada: até mesmo a água pode ajudar na perda de peso. O corpo demanda uma quantidade de calorias para manter sua temperatura em 36,5ºC. Quando ingerimos água gelada, o corpo perde calor e precisa queimar calorias para se aquecer e recuperar sua temperatura ideal.

Alimentos ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e frutas oleaginosas também ajudam o organismo a fazer uma digestão mais lenta e manter a saciedade, gastando mais energia entre os intervalos das refeições.

1 comentário em “Alimentos termogênicos turbinam sua dieta”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.