A pirâmide alimentar tem como objetivo mostrar como é a alimentação balanceada ideal. Ela é pensada e feita pensando em todos os nutrientes e quais as quantidades que o corpo humano precisa para sobreviver.
Essa pirâmide é facilmente encontrada e qualquer pessoa que queira pode se basear nela para montar a sua dieta da forma mais correta que tem. Ela é muito usada também para incentivar o hábito saudável das pessoas, além de conseguir orientar muito bem e prevenir doenças, quando seguida. Tem um formato triangular para ilustrar sem erros qual a proporção certa de cada um dos grupos alimentares nela presentes por dia na alimentação.
Surgimento da pirâmide alimentar
A primeira pirâmide alimentar do Brasil foi criada originalmente em 1999, pela Sonia Tucunduva Philippi, uma pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi feita como um esquema gráfico para mostrar as porções e os alimentos que devem ser inseridos na dieta diariamente. Essa foi a primeira pirâmide adotada no Brasil.
O esquema da pirâmide funciona de baixo para cima. Embaixo, tem os carboidratos, como mandioca, batata, arroz e pães, que como estão na base, significa que devem ser consumidos todos os dias, pois são essenciais na alimentação diária. Depois, em cima desse grupo, vem os legumes, verduras e frutas, que também devem ser consumidos seguindo as porções diárias recomendadas. Após esse grupo, tem os ovos, carnes, leite e derivados de leite, que já devem ser consumidos em uma quantidade menor que os dois primeiros. E no topo, tem as gorduras em geral, como os óleos, açucares e doces, que devem ser evitados ou consumidos bem moderadamente.
A nova pirâmide alimentar brasileira
Desde 1999, muitas coisas mudaram na alimentação dos brasileiros. Entre essas mudanças, houve um aumento de algumas doenças, como o colesterol e a diabetes, além de um aumento bem grande na taxa da obesidade. Dessa forma, foi preciso melhorar a alimentação e adequar para essas mudanças.
Na realidade, as disposições dos grupos da pirâmide não mudaram muito, assim como as proporções dos alimentos continuaram a mesma. A mudança principal foi em colocar alimentos mais saudáveis na pirâmide, como as oleaginosas, a sardinha, o salmão, as folhas verde escuras, as folhas no geral e o arroz integral.
Veja abaixo todos os grupos alimentares da pirâmide brasileira.
Alimentos energéticos
Começando pela base da pirâmide alimentar, estão os alimentos energéticos. Esse grupo é composto pelos carboidratos, que são conhecidas por serem as principais fontes de energia que o organismo humano precisa. Dessa forma, precisam ser consumidos em uma maior quantidade durante o dia, para garantir a energia necessária para o corpo. É importante lembrar sempre de escolher os alimentos mais saudáveis para a sua alimentação.
Como exemplo de alimentos e porções presentes nesse grupo, temos os pães e as massas, que podem ser consumidos de 5 a 9 porções por dia. Tem os tubérculos e as raízes, que podem ser consumidos em porções de 5 a 9 por dia também e, ainda, tem os cereais, que como os outros alimentos desse grupo, podem ser consumidos de 5 a 9 porções por dia.
Alimentos reguladores
Logo acima dos alimentos energéticos, vem o grupo de alimentos reguladores. Esses alimentos são extremamente importantes para que o organismo possa funcionar corretamente. Também ajudam bastante a prevenir doenças quando consumidos corretamente e na quantia adequada. Nesse grupo estão os minerais e as vitaminas.
Para o consumo correto dos alimentos nesse grupo, o ideal é consumir frutas entre 3 a 5 porções por dia e verduras, entre 4 e 5 porções por dia.
Alimentos construtores
Em cima dos alimentos reguladores, tem o grupo dos alimentos construtores, que é formado principalmente pelas proteínas. Esse tipo de alimento é bastante responsável pela boa construção dos ossos, dos tecidos e da força dos músculos. São, portanto, essenciais para o corpo humano. Os alimentos que mais representam esse grupo são os legumes, os ovos, o leite e os derivados do leite.
Como exemplo de alimentos e porções diárias, tem os leites e os derivados, que devem ser consumidos de 2 a 3 porções por dia, as leguminosas, que devem ser ingeridos em apenas 1 porção ao dia e as carnes, ovos e feijão. Que devem ser consumidos de 1 a 2 porções por dia.
Alimentos energéticos extras
E por fim, no topo de toda a pirâmide, tem o grupo dos alimentos energéticos extras. Nesse grupo estão presentes os alimentos que devem ser consumidos de forma limitada. Isso acontece porque quando os alimentos do topo da pirâmide são ingeridos em excesso. Os principais elementos desse grupo são os doces, açucares, gorduras e óleos. Qualquer alimento desse grupo deve, preferencialmente, ser evitado. Porém, em outros casos, devem ser consumidos de forma moderada e no máximo em apenas 4 porções por dia.
A importância da pirâmide alimentar brasileira
A pirâmide alimentar brasileira é de muita importância. Ela ensina como manter uma alimentação saudável e balanceada sem sofrimentos. Em seus grupos estão dispostos os alimentos que podem ser consumidos em duas devidas porções. Quando seguida, pode trazer muitos benefícios para a saúde e para o próprio corpo.
Foi criada por uma pesquisadora da área da nutrição, então é de bastante confiança. Já foi testada e aprovada e os nutricionistas costumam basear as dietas dos pacientes nessa pirâmide, que foi reformulada recentemente, mais especificamente em 2013, para se adaptar com a alimentação dos brasileiros.
A importância de uma alimentação saudável e balanceada
É muito importante ter uma alimentação saudável e balanceada. As proporções e os alimentos dispostos na pirâmide já foram colocados dessa forma para garantir que o peso ideal seja mantido. Então, para permanecer com um peso saudável, é ideal que a alimentação seja balanceada e com alimentos saudáveis.
Além disso, ter uma alimentação balanceada traz apenas benefícios para a sua saúde. Comer alimentos que sejam bons para o seu organismo pode ajudar na prevenção de muitas doenças. Para não ter obesidade também. Portanto, vale a pena manter uma alimentação saudável e balanceada sempre.
Qualquer dúvida a mais sobre qual a melhor dieta para você, busque a ajuda de uma nutricionista e continue de olho nas nossas postagens!