Comer fora de casa prece um problema enorme para quem está de dieta ou tentando uma reeducação alimentar. Quem nunca caiu na tentação de pedir aquele delicioso filé à parmegiana ou uma feijoada caprichada não é mesmo? Comer, de vez em quando, algo um pouco menos saudável é normal. O problema acontece quando você se alimenta de forma inadequada todos os dias, não conseguindo manter a dieta e, consequentemente, ganhando cada vez mais peso.
O mais importante, para quem precisa comer fora todos os dias e não pode, se quer, levar uma marmita, é o foco e a determinação. Coloque na sua mente que você não quer sair da dieta e jogar fora todo o seu esforço na academia para emagrecer ou ganhar massa magra. Pesquisadores das universidades de Houston e Boston, no Estados Unidos, divulgaram um estudo mostrando que quando uma pessoa diz que “não quer” comer algo, ao invés de dizer “não posso”, consegue ter mais determinação na dieta e evitar cair em tentações.
Veja a seguir algumas dicas para comer fora sem perder a linha:
1. Abuse das Saladas
Quem opta por almoçar em restaurantes self-service tem a vantagem de fazer seu próprio prato, o que é excelente para quem está de dieta. Nesses casos, aproveite para encher o prato de salada. Elas são nutritivas, saborosas e ajudam a dar maior sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.
Apenas tome cuidado com as maioneses, salpicão e outras variantes. Esse tipo de salada é muito gordurosa e inimiga de quem está tentando perder alguns quilinhos. Também fique atento a quantidade de sal utilizado para temperar a salada, lembre-se que quanto menos sal, melhor. O ideal é fazer um prato só com salada, como entrada, antes do prato principal.
2. Escolha uma boa proteína
Carnes são ricas em proteínas e devem estar no seu prato. No entanto, deixe de lado as opções fritas, que são encharcadas de óleo, e prefira as versões grelhadas ou assadas. A recomendação é dar preferência para as carnes magras, como frango e peixe, que podem ser consumidos todos os dias. Já as carnes vermelhas podem ser opções para duas vezes na semana.
Os peixes e o frango (peito), quando grelhados ou cozidos, são muito mais saudáveis do que as carnes vermelhas, já que são de fácil digestão e contém a quantidade necessária de proteína, ideal para os praticantes de academias que buscam o ganho de massa magra, além de garantir um colesterol mais saudável.
3. Carboidratos também são bem-vindos
Todo brasileiro gosta de ter em seu prato o tradicional arroz e feijão e, a boa notícia, é que você pode fazer essa mistura sim. Os carboidratos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e não deve, de forma alguma ser eliminado. No entanto, é fundamental entender que há alguns tipos de carboidratos que são melhores do que outros.
Os mais indicados para quem segue dieta, seja para perder peso ou ganhar massa muscular, são os integrais, que possuem menor índice glicêmico. Ou seja, você pode optar pelo arroz integral ou, até mesmo, por macarrão com massa integral. Além disso, a batata doce também é uma excelente opção de carboidrato, que pode ser incluída na sua dieta.
Tome cuidado apenas com as porções. Não é porque está liberado, que você pode exagerar. O ideal é consultar um médico nutrólogo ou um nutricionista, para saber a quantidade ideal para você, tendo em vista que cada pessoa tem suas peculiaridades e cada organismo reage de uma forma diferente, de acordo com o histórico do indivíduo.
4. Deixe a bebida para depois
Consumir bebidas na hora de refeição não é indicado. Isso porque, o líquido pode atrapalhar a digestão e a absorção dos nutrientes, causando até desconfortos como gases e flatulências. O mais indicado, pelos nutricionistas, é o consumo de cerca de 500 ml de água até duas horas antes das refeições e você pode voltar a consumir líquidos após uma hora.
Para quem não consegue deixar a bebida de lado, de jeito nenhum, ingira, no máximo, um copo de 200 ml. O tipo de bebida também importa, sendo aconselhável deixar os refrigerantes e sucos artificiais de lado, dando preferência aos sucos naturais, sem açúcar, ou água.
Um dos pontos negativos em beber líquidos durante as refeições é que eles ajudam a diluir os alimentos durante o processo de mastigação. Isso faz com que o cérebro demore para identificar a quantidade de comida ingerida, fazendo com que a pessoa demore mais para se sentir saciada. Isso faz com que você coma muito mais do que o necessário, dando aquela sensação de estar estufado. E é exatamente isso que faz com que muitas pessoas engordem.
5. Sobremesa está liberada!
Sim! A sobremesa é permita, mas com moderação. No dia a dia, a recomendação é optar por saladas de frutas, gelatinas ou iogurte natural. Se quiser um chocolate, opte pelos meio amargos, que são mais nutritivos e saudáveis, já que possuem uma quantidade maior de cacau.
Comer um pedaço de bolo ou, até mesmo, uma taça de sorvete, também pode. A questão aqui é ter cuidado com a quantidade e com a frequência. Uma ou duas vezes por semana, em porções pequenas, tudo bem. Mais do que isso, pode atrapalhar seus objetivos.
Para quem está tentando emagrecer e precisa de orientações mais específicas, não deixe de consultar um nutricionista ou um nutrólogo. Apenas esses profissionais estão aptos a indicar uma dieta eficiente para o caso de cada indivíduo.