Agora que você conseguiu aumentar a musculatura, chegou a hora de eliminar a gordura e definir! Um processo que acaba levando alguns centímetros de músculo, certo? Errado! Embora grande parte das pessoas possam dizer o contrário, é possível perder gordura sem perder massa muscular! Basta tomar alguns cuidados em relação a sua rotina de treinos e dieta.
Fuja das dietas restritivas
Você já deve ter ouvido falar da necessidade de cortar carboidratos e gorduras para atingir maior definição muscular, porém, com isso você irá sacrificar os músculos que suou tanto para construir. Ambos nutrientes são importantes para o bom funcionamento do organismo.
Para perder gordura sem perder massa muscular, você precisa de uma dieta balanceada, pois se as reservas de carboidrato e gordura forem insuficientes, o corpo irá usar a proteína dos músculos para obter a energia necessária para manutenção do organismo.
Consumo de Proteína
O nutriente, indispensável para formação da massa magra, também é fundamental para mantê-la enquanto elimina gorduras. Além disso, a ingestão da proteína aumenta o metabolismo e provoca sensação de saciedade. A quantidade exata do nutriente dependerá de cada organismo e da rotina de treinos, variando, de acordo com especialistas, entre um e dois gramas para cada quilo. Como é difícil obter essa quantidade apenas com a ingestão de alimentos, você deve fazer a suplementação com produtos como Whey, Caseína, Albumina, Carnivor e BCAA.
Moderação nos aeróbicos
Em relação à queima de calorias, nada melhor que fazer exercícios cardiovasculares, porém, muitos atletas acabam exagerando na intensidade e provocam desgaste muscular, que se intensifica pela dieta com menos calorias. Para perder peso sem diminuir a massa muscular, o ideal é priorizar exercícios aeróbicos de baixa intensidade, como caminhada, bicicleta ou corrida leve. Esse tipo de treino faz uso apenas das fibras musculares do tipo I, que são mais resistentes ao desgaste.
Deficit Calórico Moderado
Para perda de peso e queima de gordura, é imprescindível ingerir uma quantidade de calorias menor que o consumido pelo organismo. Porém, se o deficit calórico for muito grande, o corpo não terá o combustível necessário para o refazimento de suas funções e irá queimar a proteína contida nas fibras musculares para compensar essa falta de outros nutrientes. Por isso, ao montar uma dieta para perda de apenas gordura, o deficit deve estar em torno de 500 calorias por dia.